O 1º Festival de Artes Marciais de Dourados, realizado pelas secretarias de Educação e de Cultura da prefeitura de Dourados, e organizado pelo Núcleo de Educação Física da Semed, tem 6 academias inscritas. O evento será no dia 18 de dezembro, a partir das 20h, na Praça Antônio João.
O Festival tem por objetivo reunir as academias e atletas para uma mostra das modalidades de artes marciais praticadas na cidade e região.
As artes marciais são técnicas e práticas de luta sofisticadas, criadas com o intuito de defesa e ataque contra situações de perigo. Antigamente, eram usadas por um povo para se proteger, defender sua família e propriedades, ou pelo exército - em caso de guerras. As artes marciais não focam apenas no bem-estar físico, mas visam o desenvolvimento mental, espiritual e moral do indivíduo.
Os conceitos das artes marciais são norteados por regras de conduta que trazem benefícios para a criança e toda a sociedade que a cerca. Respeito, disciplina, cortesia, integridade e perseverança, entre outros, serão de fundamental importância para toda a vida seja no campo pessoal, profissional, sentimental e social.
Segundo a coordenadora professora Mariza Araújo, Dourados abriga inúmeras academias e grupos que ofertam aulas de judô, caratê, taekwondo, jiu jitsu, kung fu, muay thai, capoeira entre outros, e “assim, o festival na praça vem para mostrar à população um pouquinho da prática esportiva”.
Até esta quinta-feira (12), haviam seis inscrições confirmadas. Os interessados podem procurar o Núcleo de Educação Física (3411-7669) ou professor Robson Chokito (99200-0225).