domingo, 15 de fevereiro de 2026
Dourados
35ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397

Pela 1ª vez, alunos de Dourados recebem uniforme

06 fevereiro 2012 - 11h14

O ano letivo começa hoje nas 61 escolas e 30 Ceims (Centros de Educação Infantil) de Dourados. Em 2012, pela primeira vez os estudantes da pré-escola em diante vão receber, gratuitamente, uniforme e um kit escolar contendo mochila, caderno, borracha, lápis e apontador. A iniciativa é do prefeito Murilo e a entrega dos materiais será feita ainda neste mês.



A distribuição de uniforme e kit escolar para alunos da Reme vai beneficiar inclusive os estudantes da Educação de Jovens e Adultos. Estão sendo compradas camisetas personalizadas, com as cores predominantes do município e a identificação da escola.



Como os materiais serão entregues ainda neste mês, os alunos devem levar apenas um caderno e lápis ou caneta para as primeiras aulas. “O kit será suficiente, então os pais devem aguardar a distribuição”, afirmou o secretário de Educação. “É um fato inédito em Dourados e demonstra a sensibilidade que temos com a educação de nossas crianças”, completou o prefeito Murilo.



Ao todo serão entregues aos 27.795 mil alunos da Rede Municipal de Ensino, 24.345 cadernos, 68.740 canetas, 73.035 lápis, 73.035 borrachas, 24.345 apontadores, 27.795 mochilas, 14.320 lápis de cor e 55.590 camisetas de uniforme – duas para cada aluno.



A Rede Municipal de Ensino de Dourados tem 1.187 professores efetivos e 500 contratados que a partir de hoje passam a dividir com os pais a responsabilidade pela educação dessas crianças e jovens.



Para o início das aulas em 2012, a prefeitura fez serviços de limpeza nos estabelecimentos de ensino, várias unidades foram ou estão sendo reformadas e ampliadas.



Também foram comprados quatro mil conjuntos de mesas e cadeiras, que vão equipar todas as escolas municipais. Nos Ceims, as carteiras em estado precário serão substituídas para oferecer segurança às crianças.



MAIS ALUNOS

A expectativa para 2012 é de acréscimo entre 5% e 10% (de 1.350 a 2.700 novos estudantes) no quadro de alunos da Rede Municipal, incluindo educação infantil, ensino fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos), nas 45 escolas municipais urbanas, nove da zona rural, sete de aldeias indígenas e ainda nos 30 Ceims. A escola Dom Aquino Correia foi municipalizada e neste ano passa a atender moradores da região do Panambi.



CEIMs

Neste ano, são pelo menos 3.800 crianças apenas nos Ceims. Na pré-escola estão matriculados mais de dois mil alunos. O número de estudantes atendidos em 2012 é maior em relação ao ano passado devido à inauguração do Ceim Maria do Rosário Moreira Sechi, no Parque Alvorada, que vai receber 120 alunos, e em decorrência dos sete convênios firmados com instituições particulares e entidades.



Através desse convênio, incentivado pelo prefeito Murilo como forma de ampliar o atendimento à educação infantil, a instituição cede o espaço, administra o funcionamento da entidade e a prefeitura encaminha a lista de candidatos da Central de Matrículas, para o devido atendimento. O recurso é repassado diretamente para a entidade conveniada.



No caso do Ceim da UFGD, o secretário municipal de Educação Walteir Betoni explica que a universidade construiu o prédio e está fornecendo os equipamentos, com cessão e uso para a prefeitura. A unidade está localizada no campus e vai atender exclusivamente filhos dos universitários.



De acordo com o secretário, é uma forma de facilitar a vida do estudante e ao mesmo tempo permitir a abertura de vagas nos Ceims da cidade, antes ocupadas por essas crianças.



As obras de construção de Ceim no Jardim Guaicurus devem ser finalizadas no segundo semestre de 2012. A unidade vai atender pelo menos cem crianças.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Suspeito é morto a tiros após reagir à abordagem policial
SONORA

Suspeito é morto a tiros após reagir à abordagem policial

SAPUCAÍ

Rio abre hoje desfiles do Grupo Especial; veja ordem das escolas

CAPITAL

Polícia cumpre mandado por descumprimento de medidas protetivas

Campeonato Sul-Mato-Grossense segue neste domingo com 4 jogos
FUTEBOL

Campeonato Sul-Mato-Grossense segue neste domingo com 4 jogos

POLÍCIA

Jovem é preso por embriaguez e bater em veículos estacionados  

ECONOMIA

Bolsa Família não retira mulheres do mercado de trabalho, diz FMI

CHAPADÃO DO SUL

Motociclista sofre traumatismo craniano após rampar quebra-molas

AMAZONIA

Buscas por desaparecidos em naufrágio continuam neste domingo

DOURADOS

Homem é preso acusado de violência domestica contra esposa 

FUTEBOL

Paulistão: veja o que está em jogo na última rodada do campeonato

Mais Lidas

DOURADOS

Vítima registra ocorrência após descobrir dívida de R$ 72 mil ao tentar financiamento imobiliário

RIO DOURADOS

Pescadores constroem rampa para barcos em busca de belas paisagens, esporte e até "dinossauros"

ABRE E FECHA

Dourados terá comércio aberto durante o Carnaval; bancos e setor público param

LUCRO CERTO

Operação do Gaeco apura contrato de R$ 1,5 milhão entre prefeitura e escritório de advocacia