Menu
Busca quarta, 20 de janeiro de 2021
(67) 99257-3397
DOURADOS

Parques públicos amanhecem abertos, mas tomados por buracos e mato

19 novembro 2020 - 11h46Por Jessica Beatriz

Após oito meses fechados devido à pandemia do coronavírus, foi liberada a reabertura dos parques públicos de Dourados, depois da publicação do decreto n° 3.007, em edição suplementar do Diário Oficial do Município de quarta-feira (18). A autorização é para que os locais abram de forma gradativa e atendendo medidas de biossegurança.

Dentre as principais medidas para o uso desses espaços públicos está a utilização da máscara durante todo o período de permanência no local, além de ser recomendado que seja evitado aglomerações e que se mantenha o distanciamento mínimo de um metro e meio entre as pessoas, conforme informado pelo Dourados News.

A reportagem do Dourados News esteve em três parques públicos na manhã desta quinta-feira (19), o Parque dos Ipês, Parque do Lago e no Parque Rego D'água. Deles, apenas o Parque dos Ipês, localizado na Avenida Presidente Vargas, estava com os portões fechados.

No interior do local haviam trabalhadores roçando a grama.

Já o Parque do Lago estava aberto, porém, sem muito movimento nesta manhã. Elisa Sanches, moradora da região, estava no local com o filho de três anos. Os dois utilizavam máscaras durante o passeio.

Segundo ela, o filho sentia falta de brincar com os patos e é a primeira vez que eles voltam ao local desde que a pandemia começou.

Ela ainda comentou sobre a falta de manutenção no local, a grama alta em quase todo o espaço e os buracos pelas pistas de caminhada, “o parque ainda está muito sujo, acho que deveriam ter limpado antes de abrir”, disse Elisa.

Outro ponto destacado por ela foi a presença de cachorros fora da coleira no ambiente, que acabam atacando os patos. 

De acordo com o subinspetor da Guarda Municipal, Ademir Ribeiro, isso acontece porque há buracos em vários pontos da cerca do parque, além de não ter um portão na Rua José Roberto Teixeira. Com isso, não tem como fazer o controle de animais que entram no local. Por esse mesmo espaço, populares frequentavam o lugar durante o período proibido.

Já no Parque Rego D’Água, o mato está alto, porém, em alguns pontos já está sendo feita a roçada da grama. Os banheiros do local estão totalmente abandonados, sujos e com várias pichações. Além disso, as passarelas de caminhadas estão com enormes poças de água que dificultam a passagem de pedestres.

Mariana Matos estava no parque com duas crianças e comentou sobre a falta de limpeza, “acho que isso deveria ter sido feito antes da reabertura para o público”.

Na calçada do lado de fora do parque Rego D’Água algumas pessoas caminhavam sem máscara. O uso deste equipamento e álcool gel ainda é recomendado devido à pandemia.

Decreto

De acordo com o decreto, é recomendado que pessoas do grupo de risco (idosos, grávidas, lactantes, crianças menores de cinco anos e portadores de doenças crônicas) evitem a visitação aos parques. Além disso, o decreto recomenda o uso do parque para atividades individuais ou familiares, como caminhadas, corridas, recreação individual ou familiar nos gramados.
 

Deixe seu Comentário

Leia Também

ESPORTES
Brasil sofre primeira derrota, mas avança no Mundial de Handebol
IMUNIZAÇÃO
Confira a distribuição das doses de vacina contra a Covid-19 por município em MS
Brasil tem 1,1 mil mortes por Covid-19 registradas em 24 horas
PANDEMIA
Brasil tem 1,1 mil mortes por Covid-19 registradas em 24 horas
REGIÃO
Homem é preso após descumprir medidas protetivas em Bataguassu
CÂMARA DOS DEPUTADOS
Maia reafirma preocupação com a compra de vacinas pelo governo
ESPORTES
São Paulo acerta retorno de artilheira do último Brasileirão Feminino
ECONOMIA
Acordos especiais renegociaram R$ 81,9 bi da dívida ativa na pandemia
CRIME ORGANIZADO
Operação cumpre oito mandados em MS e em outros dois estados
SAÚDE
Farmacêuticos e farmácias podem ser estratégicos na vacinação contra a Covid
ECONOMIA
Dólar sobe pela terceira sessão seguida e fecha a R$ 5,34

Mais Lidas

DOURADOS
Promotor vê preconceito em comentários contra vacina para índios e denuncia à PF
DOURADOS
Mulher é presa acusada de dar cobertura para assaltantes que rendiam família
DOURADOS
Em ação conjunta, polícia deflagra operação para investigar crimes
TRAGÉDIA
Casal morre após caminhonete colidir contra carreta na BR- 163