Menu
Busca quinta, 29 de outubro de 2020
(67) 99659-5905
MEIO AMBIENTE

Parceria entre universidade e grupo alemão pode dar vida nova ao Córrego Jaguapirú

01 dezembro 2017 - 19h50

A reitora da UFGD, Liane Calarge, recebeu na tarde de 28 de novembro, a representante do grupo de corrida Tarahumara Fans - Running for the Planet, sediado em Frankfurt, na Alemanha, Elen Mary Machado.

O objetivo do encontro foi dar continuidade às ações, iniciadas em fevereiro deste ano, de uma parceria realizada entre o grupo alemão, a PROEX/UFGD e a APOMS (Associação de Produtores Orgânicos de Mato Grosso do Sul), e que tem por objetivo dar visibilidade internacional às aldeias indígenas Bororó e Jaguapirú, através de ações de extensão voltadas à responsabilidade social e o meio ambiente. 

O projeto, será lançado no dia 10 de junho de 2018, com a corrida do Tarahumara Fans, em Frankfurt - Alemanha, tendo como missão restaurar a vegetação de uma área de aproximadamente 31 hectares, que margeia o Córrego Jaguapirú, manancial que sofre com a ação do homem e a degradação ambiental, segundo ambientalistas. 

O alto índice de desmatamento das margens é a principal causa de degradação do córrego e pode gerar sérias consequências ambientais, além de afetar a saúde dos moradores da região, grande parte deles, indígenas.  Desta forma, o que se pretende a longo prazo é restaurar a margem do córrego Jaguapirú, em toda sua extensão.

“A Alemanha é um dos países mais sustentáveis do mundo e o Tarahumara Fans, que já participa de corridas pelo mundo todo, investiu nessa causa pelo Mato Grosso do Sul. Esta é a oportunidade de conscientizar as pessoas sobre a importância da manutenção da vida no córrego Jaguapirú com o envolvimento direto da comunidade local. Logo, chamar a atenção para a causa através de uma corrida educativa, é um alerta sobre as questões ambientais no Brasil”, destacou Elen.

Na reunião foram discutidas as primeiras ações do projeto. Algumas estão programadas para acontecer já no início de 2018, antes mesmo da corrida. Segundo a professora Zefa Valdivina Pereira, as ações do projeto serão divididas em etapas: “primeiramente faremos um piloto, programado para o início do ano que vem, protegendo a área com cerca, para em seguida, começar a restauração de 1 hectare. Se tudo der certo, partiremos para a próxima etapa que é a de restaurar 9 hectares e assim por diante, até que todo o projeto seja concluído”, disse.

Segundo a Pró-Reitora Juliana Carrijo, essa parceria oferece a possibilidade de atender duas causas essenciais da região: a indígena e o meio ambiente. “É uma maneira de articular ações que possam atender as demandas de forma multidisciplinar e ainda internacionalizar a Extensão Universitária. Além disso, pensar grande, começar pequeno e agir rápido tem sido o lema da equipe PROEX”, reforçou.

TarahumaraFans - Running for the Planet

O grupo de corrida é composto por pessoas de diferentes países e coordenado pela Machado Consulting e.K., que tem objetivos sustentáveis e é promotor da causa ambiental. A corrida do dia 10 junho de 2018, que acontecerá em Frankfurt, Alemanha, foi organizada pelo próprio grupo para que, posteriormente, seja realizada no Brasil, em Dourados.

Deixe seu Comentário

Leia Também

MATO GROSSO DO SUL
Governador autoriza promoções e progressões para Bombeiros e Polícia Militar
CLIMA
Chuva acumulada em Dourados pode superar média histórica de outubro
BRASIL
Criação de empregos em setembro atinge melhor nível em dez anos
COTAÇÃO
Dólar perde força ao longo do dia, mas fecha em alta novamente
ELEIÇÕES 2020
Rádio Coração promove entrevistas com candidatos a prefeito de Dourados
TRÂNSITO
PRF intensifica fiscalização nas BR's de MS no feriadão de Finados
LEGISLATIVO DE MS
Deputados aprovam cinema adaptado para autistas em MS
REGIÃO
Cocaína avaliada em R$ 1,2 mi é apreendida durante abordagem na BR-376
POLÍTICA
Senador Nelsinho Trad acredita que caso de brasileiro preso na Rússia será solucionado
CRIME AMBIENTAL
PMA prende cinco pescadores no rio Paraguai e multas atingem R$ 35 mil

Mais Lidas

DOURADOS
Enquanto filma chuva, interno mostra ‘plantação’ de maconha em cela da PED
BR-463
Homem para carro em bloqueio, desce atirando e morre em confronto com a polícia
PANDEMIA
Menino de 5 anos é a primeira criança a morrer de coronavírus em MS
PROCURADO
Acusado pela morte de ator falsificou documento e disse ter nascido em MS