Já parou para pensar em como funcionam e o que está por trás das mídias sociais? Será que as redes sociais terão o mesmo formato no futuro? E até que ponto elas influenciam em nossa saúde física e mental? Essas e outras questões são objeto de pesquisa do Projeto Coragem (Courage Project), da Universidade Pompeu Fabra (UPF), em Barcelona – Espanha, do qual a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), é parceira através da pesquisa de pós-doutorado da professora Valguima Odakura, da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia (FACET/UFGD).
As pesquisas foram conduzidas no TIDE (Research Group on Interactive and Distributed Technologies for Education), grupo de pesquisa ligado ao Projeto Coragem especializado, dentre outros temas, em desenvolvimento e avaliação de aplicativos de ensino e aprendizagem aprimorados por tecnologia. O TIDE é aberto para a internacionalização, com integrantes de países como Sri Lanka, Grécia, México, Colômbia e Brasil. O projeto foi elaborado por um consórcio de universidades europeias com parceiros na Alemanha, Itália, Reino Unido e Espanha. Valguima Odakura está colaborando com o grupo há um ano de forma remota, devido à pandemia, e visitou a UPF no período final do estágio de pós-doc.
A pesquisadora explica que o objetivo principal é desenvolver um acompanhante virtual para apoiar estudantes adolescentes no uso de redes sociais. “A ideia é tratar temas como discriminação, preconceito, fake news, bullying, discurso de ódio, entre outros”, afirma. No Brasil, parte da aplicação em desenvolvimento foi traduzida para o Português e aplicada na E. E. Professor Alício Araújo, de Dourados, com estudantes do ensino médio. A oficina teve como objetivo promover a reflexão dos estudantes sobre a percepção da imagem corporal ao usar mídias sociais De acordo com a professora, os alunos demonstraram interesse e desenvolveram discussões bastante frutíferas sobre o tema.
O Projeto Coragem terá duração até o final de 2023 e há potencial para que novas oficinas aconteçam nas escolas de Dourados, como projetos de extensão. Além disso, alunos de graduação da UFGD poderão realizar TCCs e/ou iniciação científica em temas relacionados à área. Para mais informações sobre a pesquisa, entre em contato com a professora Valguima pelo e-mail valguimaodakura@ufgd.edu.br.
Deixe seu Comentário
Leia Também

TV Brasil estreia animação infantil Portão Mágico nesta segunda-feira

Proposta em análise busca limitar medicamentos manipulados em UTIs neonatais

Violência digital contra mulher também é crime; veja como denunciar

Homem é preso por furto de motoneta no centro de Dourados

Cinema histórico do DF abrirá as portas para exibir cerimônia do Oscar

Após agressão, homem é internado no Hospital da Vida

Oscar 2026: saiba onde assistir, filmes indicados e ordem da premiação

Durante briga, homem quebra mamadeira do filho e agride ex-companheira

Artistas do hip hop podem enviar poemas contra machismo para coletânea

Edital para diagnóstico e mapeamento do turismo pet friendly no Brasil é reaberto
Mais Lidas

Árbitra de MS apita jogo do Brasileirão Série A neste sábado

Governo de MS diz ter bloqueado cartões sociais usados até para pagar motel

Taxa de lixo pode ser dividida em até 10 vezes em Dourados
