Menu
Busca sexta, 30 de outubro de 2020
(67) 99659-5905
CONCERTO

Orquestra UFGD e Geraldo Espíndola homenageiam os 40 anos de MS

13 dezembro 2017 - 13h20Por Da Redação

Em homenagem aos 40 anos de criação do estado de Mato Grosso do Sul, com o tema '40 anos de Estado: 40 anos de arte', a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) encerrou as suas atividades culturais com um concerto da Orquestra UFGD que teve a participação especial do músico e compositor sul-mato-grossense, Geraldo Espíndola. A apresentação aconteceu ontem, dia 12 de dezembro, no gramado do Centro de Convivência da Unidade 2, na Cidade Universitária.

Segundo a regente Thaís Costa, a elaboração das composições com a criação de novos arranjos foi um desafio colocado para o grupo. "Foram músicas de um cantor e compositor experiente e referência para o MS. Mas, o desafio foi cumprido lindamente pelos músicos e instrumentistas da nossa Orquestra", enfatizou.

No repertório estavam grandes clássicos de Geraldo Espíndola, incluindo Kikiô, Vida Cigana, Cunhataiporã, É Necessário, Lava de Blues, Fonte da Ilusão entre outras. Geraldo Espíndola é um dos nomes de mais destaque no cenário da moderna música popular brasileira (MPB) de Mato Grosso do Sul. Sua carreira musical iniciou aos 15 anos sendo composta por diversos festivais de música no país. 

A apresentação do concerto também integrou a programação do projeto Universidade Luz, que inaugurou as luzes natalinas nos prédios da Unidade 2 da UFGD. 

A reitora da UFGD, Liane Calarge, agradeceu os parceiros do projeto, como a Secretaria Municipal de Cultura de Caarapó, a Orquestra de Violões de Caarapó, a Secretaria Municipal de Cultura de Dourados, a TV Morena e imprensa em geral e os órgãos da UFGD que fizeram acontecer o Universidade Luz.

"Fim de ano é tempo de celebrar e esse brilho das luzes natalinas no campus nos inspira, nos traz alegria e encantamento. 2017 foi um ano de desafios, mas que nos faz celebrar os aprendizados alcançados. Que venha 2018", destacou a reitora na sua fala de abertura do concerto.

ORQUESTRA GUARANI

Antes do concerto principal, a Orquestra de Violões Guarani de Caarapó (MS) fez sua apresentação. O grupo é formado por indígenas da aldeia de Tey Kuê e encantou o público com o som de músicas regionais, como Tocando em Frente, Menino da Porteira, Galopeira, Mercedita entre outras.

UNIVERSIDADE LUZ

O projeto de extensão Universidade Luz é uma realização da Coordenadoria de Cultura da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFGD e fez o encerramento das atividades em ensino, pesquisa e extensão do ano de 2017 da Universidade. Sua proposta é fomentar, divulgar e promover a arte e a cultura, como um movimento transformador da realidade social e propiciar a oportunidade de integração da comunidade universitária e de toda comunidade douradense e de municípios vizinhos.

Deixe seu Comentário

Leia Também

UEMS
Inscrições para o curso “Brincar na Educação Infantil” estão prorrogadas
POLÍCIA
Homem compra moto do amigo e foge com veículo para Goiás sem pagar
POLÍTICA
Alvo de inquéritos, Weintraub é reeleito diretor-executivo do Banco Mundial
BR-262
Motorista de BMW perde controle, bate em poste e carro pega fogo
EDUCAÇÃO
Unidade 1 da UFGD terá nova entrada a partir de 3 de novembro
Homem é socorrido em estado grave ao ser atingido por descarga elétrica
FUTEBOL
Palmeiras anuncia a contratação do técnico português Abel Ferreira
CRIME AMBIENTAL
Paulista é multado em R$ 10 mil por erosões e degradação de córrego
AVANÇO DA PANDEMIA
Brasil chega a 159,5 mil mortes por Covid; casos somam 5,5 milhões
REGIÃO
Não haverá expediente no Poder Judiciário na próxima segunda-feira

Mais Lidas

PANDEMIA
Menino de 5 anos é a primeira criança a morrer de coronavírus em MS
BRASIL
Acusado de matar ator Rafael Miguel e os pais é preso no Paraná
VILA VARGAS
Hotéis em distrito de Dourados eram utilizados como entreposto do contrabando
DOURADOS
Funcionário do CCZ é agredido a pauladas durante trabalho de fiscalização