As obras de drenagem e instalação de bocas de dragão realizadas pela Prefeitura de Dourados colocaram fim a um problema que atormentava moradores do início do bairro Parque Alvorada há mais de três décadas: os alagamentos recorrentes em residências e comércios na região da Rua Monte Alegre, especialmente durante períodos de chuva intensa.
A solução veio após três etapas de intervenções, concluídas em julho deste ano, que transformaram a realidade dos moradores. Nesta segunda-feira (13), uma chuva de 31,5 milímetros, registrada pela estação Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste de Dourados, serviu de teste para a nova estrutura. Diferente de anos anteriores, não houve registro de alagamentos no local, sinal de que o sistema implantado está funcionando de forma eficiente.
Morador e comerciante da região, Márcio Gonçalves, dono de uma autoelétrica no cruzamento das ruas Monte Alegre e Afonso Pena, comentou o resultado. “Com as chuvas que já caíram, não tivemos nenhum alagamento como antes. Se fosse no ano passado, essa quantidade de chuva de hoje já teria trazido problemas. Até os vizinhos retiraram as barricadas que colocavam na frente das casas para conter a enxurrada”, relatou.
A terceira e última etapa da obra foi uma das principais e incluiu a instalação de novas bocas de dragão no cruzamento das ruas Monte Alegre e Menote Marques de Mattos, além da construção de uma caixa de passagem para melhorar o escoamento das águas que descem do Parque Alvorada em direção à Avenida Guaicurus.
As chamadas bocas de dragão funcionam como grandes ralos nas vias, captando e direcionando a água da chuva para galerias subterrâneas. Também foi realizada a ligação da tubulação de drenagem na Rua Afonso Pena, etapa iniciada em janeiro e complementada em trechos da Avenida Júlio Marques de Almeida.
O prefeito Marçal Filho acompanhou pessoalmente todas as etapas das intervenções e destacou a importância da obra para a cidade. “Fizemos um serviço com qualidade para resolver um problema antigo”, enfatizou. “É esse padrão que queremos em todas as obras públicas de Dourados, com durabilidade e eficiência”, afirmou o prefeito.
O secretário municipal de Serviços Urbanos, Luis Roberto Martins, explicou que os materiais e técnicas utilizados seguem padrões técnicos rigorosos, garantindo resistência e segurança, com estruturas projetadas para suportar grandes volumes de água. Ainda assim, afirmou que o monitoramento continuará sendo mantido na região e, se necessário, ajustes poderão ser feitos.
A iniciativa faz parte de um plano contínuo de melhorias urbanas da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, que vem atuando em vários bairros para fortalecer a infraestrutura de drenagem e melhorar a qualidade de vida dos douradenses.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Estaduais Sub-11 e Sub-17 têm rodadas decisivas neste sábado

Após cirurgia contra câncer, deputado recebe alta e comemora

Foragido da Justiça é preso com granada e mais de 400 quilos de drogas

Armado com faca, 'stalker' é preso em Dourados após ameaças

Mega-Sena acumulada sorteia R$ 55 milhões hoje
Edital de notificação
EDITALEdital de convocação - Residencial Roma I
FUTEBOLQuatro partidas abrem hoje a 33ª rodada do Brasileirão

Mais de 95% dos leitores são favoráveis a novo hospital de urgência em Dourados

Time de Pedro Juan Caballero faz história e se classifica para a Libertadores
Mais Lidas

Vítimas de acidente entre carro e carreta são identificadas e estão conscientes

Processo seletivo abre 81 vagas com salários de até R$ 4,9 mil

Vagas para nova turma de ritmos e funcional no 'Jorjão' são abertas

Morador e comerciante, Márcio Gonçalves diz que as intervenções de drenagem têm sido satisfatórias para quem vive no local - Crédito: A. Frota/Assecom