Menu
Busca sábado, 31 de outubro de 2020
(67) 99659-5905
DOURADOS NEWS 17 ANOS

“O jornalismo virtual abrange não só o olhar do repórter, mas do público”, diz mestre em comunicação

23 novembro 2017 - 09h45Por Gizele Almeida

Um jornalismo mais próximo do leitor que permite que ele se sinta parte do processo de informar. O online se desponta ao longo dos anos com o avanço das tecnologias sendo atualmente uma das principais ferramentas de busca de informação, conforme a mestre em Comunicação Audiovisual Gabriela Mangelardo.

A entrevista com a mestre que é professora e coordenadora de cursos de graduação da Unigran (Centro Universitário da Grande Dourados) marca os 17 anos do Dourados News e visa mostrar aos leitores as particularidades do jornalismo virtual, bem como seu crescimento.

A abertura do jornal virtual para a interação do público é um dos destaques desse tipo de comunicação, conforme a profissional. Com isso, rotinas anteriores de produção, com foco apenas em direcionamentos da redação foram “quebradas”.

“Os sites hoje usam fotos que as pessoas enviaram sobre determinado assunto e conseguem fazer uma cobertura a partir do olhar de quem acompanhou e não só do repórter, o que envolve mais a pessoa, traz engajamento”, explica.

Para ela, quando há essa ‘identificação’ ao público os sites se consolidam como referência em informação.
Ela enfatiza que, para isso, é necessário ainda que o veículo siga a prezar pelos princípios jornalísticos “prezando pela pluralidade, ouvindo o máximo de fontes, prezando pela credibilidade e no online os diferenciais de imediatismo e instantaneidade”.

Agregar conteúdo de relevância, tecnologia e interação reforça a tendência de um jornalismo ‘colaborativo’.

“Os veículos de comunicação estão se reestruturando diante disso e usando com a liberação de números de whatsapp para as pessoas fazerem denúncias, enviarem fotos, situações presentes nos veículos e no online isso é bem visível”, cita.

O jornalismo virtual conta com o recurso multimídia e para a profissional, é necessário que isso seja bem explorado.

“A imagem precisa ser agregada ao texto, com espaço para que as pessoas participem e colaborem com a atualização daquele conteúdo. O que tende a continuar a evoluir é o acesso do público a estes e as ferramentas para aprimorar o conteúdo, com uma imagem cada vez melhor, vídeos, podcast, etc, com a experiência sempre complementada e de forma antenada a tudo que está acontecendo”, ressalta.

A ‘união’ mídias sociais e jornalismo virtual é outro ponto que contrapõe as formas tradicionais de produção, conforme Gabriela.

“Um exemplo é o fato de como era mais difícil encontrar pessoas ‘personagens’ de alguma situação. Agora, a produção usa como uma ferramenta para identificar pessoas ‘personagens’, perguntar no Facebook e já encontram é a tecnologia mediando o processo”, cita.

Neste ponto, a mestre explica que o jornalismo virtual tem a tendência de ser cada vez mais ‘multimeios’ e de levar o público aos bastidores daquela notícia, com uma produção ágil e ‘ilimitada’.

Gabriela finaliza ao citar que os veículos online tem se destacado como espaço publicitário, pois englobam vários públicos e são de fácil acesso e enfatiza ainda sobre a credibilidade, ponto citado por ela como indispensável para o empreendedor que buscar esse meio de divulgação.

“Os veículos precisam ter a preocupação com qualidade, pois o empresário vai investir naqueles que se preocupa com um jornalismo responsável. Vemos que o online engloba diversos públicos, com um fácil acesso (celular, tablet, computador) e isso tem sido um diferencial e é claro que como citamos os que investem em credibilidade se destacam, pois o empresário não vai buscar os que não são corretos nas suas publicações , se é um veículo que posta notícias falsas, sem checagem, é complicado ter o nome da empresa, marca ou serviço atrelado a este tipo de veículo”, pontua.

História

O Dourados News foi criado em 23 de novembro de 2000, pelo ecologista Primo Fioravante Vicente e foi pioneiro no jornalismo virtual em Mato Grosso do Sul.

Atualmente o site concentra mais de 2,7 mi de visualizações por mês, número que o coloca entre os mais acessados do Estado.

A variedade de conteúdo, dinamismo das informações e o opinativo com critério são características do Dourados News.

O site contou com a reformulação do layout no segundo semestre de 2017 e tem inovado com a cobertura dos eventos na cidade.

Os espaços de divulgação para marcas/produtos e serviços oferecem visibilidade garantida aos anunciantes e contam ainda com a opção de um painel led 3D de alta tecnologia na área central, formatado pelo Dourados News como mais uma opção para os clientes.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

MS
Salário de outubro já está disponível para servidores estaduais
CAPITAL
Homem é executado com tiro por policial, após briga em tabacaria
ALERTA
Com a proximidade do feriado prolongado, Bombeiros dão dicas de segurança
BRASIL
Feriado do dia 2 aumenta em 40% movimentação nos aeroportos
DOURADOS
Homem “atropela” semáforo na avenida Marcelino Pires e tem ferimentos leves
DOURADOS
Mulher tem celular tomado por dupla de bicicleta
POLÍCIA
Três são assinados por grupo violento na capital
BENEFÍCIO
Caixa libera hoje saque do FGTS para nascidos em setembro e outubro
LOTERIA
Mega-Sena pode pagar R$ 52 milhões neste sábado
DOURADOS
Sábado terá tempo ameno e pancadas de chuva

Mais Lidas

JÚRI
Assassinos de jovem após "tribunal do crime" em Dourados são condenados
VILA VARGAS
Hotéis em distrito de Dourados eram utilizados como entreposto do contrabando
DOURADOS
Homem suspeito de estuprar criança que saiu para comprar doce é colocado em liberdade
AVENIDA PRESIDENTE VARGAS
Titan com quase R$ 400 mil em multas é apreendida em Dourados