Menu
Busca quarta, 30 de setembro de 2020
(67) 99659-5905
CUIDADOS

Com 1,2 mil casos, Dourados registra epidemia de dengue

05 junho 2015 - 16h30

Dourados enfrenta uma epidemia de dengue e ocupa a 42ª posição do ranking entre os municípios de Mato Grosso do Sul com alta incidência da doença. Os boletins divulgados pela Secretaria de Saúde mostram que os casos da doença dobraram do começo do mês de maio para o final do mesmo mês.

Eram 667 notificações, dado que confere a semana de 26/04 a 02/05, número que passou para 1.120 entre 10/05 a 16/05, indo para 1.223 de 17/05 a 23/05 e alcançou 1.273 entre os dias 24 a 30/05.

Para Devanildo de Souza, coordenador do núcleo de Vigilância Epidemiológica, esse crescimento da doença já era esperado. Ele cita que o período que antecede o começo do inverno costuma trazer muitas chuvas e acaba por acontecer um “fechamento” nos constantes casos da doença.

“Como a dengue é muito comum no verão, essa época faz por encerrar esses casos e os números disparam, visto que a doença já era epidemia no Estado também”, comentou.

O coordenador explica que a tendência é que as notificações cheguem ao final já que a o inverno se inicia e não é uma época atrativa para o Aedes Aegypti, mosquito transmissor da doença.

“O tempo agora já não favorece muito a reprodução do transmissor que gosta do clima úmido e com chuvas e o número de notificações tende a cair bastante”, destaca.

Mesmo o fator das constantes chuvas ocorridas nos últimos dez dias no município não deve fazer por mudar essa situação, de acordo com Devanildo. Ele comenta que a partir de agora, o foco do núcleo são as doenças de inverno.

“Choveu muito mas, mesmo assim essas notificações não sobem mais por conta do clima atual. Nossa preocupação e ações no momento começam a ser as patologias comuns do inverno como a Influenza e a Coqueluxe”, citou.

O Dourados News já havia mostrado que os casos da doença estavam em constante crescimento no município [relembre aqui]( http://www.douradosnews.com.br/m/dourados/dispara-casos-de-notificacoes-de-dengue-em-dourados).

No município até o momento há uma morte que tem como causa confirmada a dengue, sendo uma mulher de 26 anos, que veio a óbito no dia 08 de maio. [veja como ocorreu aqui](http://www.douradosnews.com.br/m/dourados/vigilancia-confirma-primeira-morte-por-dengue-em-dourados).

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA
Guedes diz que Brasil “volta aos trilhos” com criação de empregos
REGIÃO
Técnico agrícola é flagrado com veículo “recheado” de cigarros contrabandeados
SAÚDE
Mortes e casos graves após cirurgias plásticas na fronteira geram denúncia no MP de Dourados
CAGED
Dourados volta a crescer na geração de emprego e acumula saldo superior a 500 novas vagas
SANEAMENTO E LOGÍSTICA
Governador vem a Dourados na sexta lançar e entregar obras
BRASIL
Falta de acordo cancela sessão do Congresso
ECONOMIA
Ex-ministro da Agricultura enaltece o crescimento do agronegócio em MS
CLIMA QUENTE
Termômetros chegam a quase 39°C e calor bate recorde em Dourados
CAGED
Criação de empregos em agosto atinge melhor nível em nove anos
TRÁFICO DE DROGAS
Civil de Nova Andradina incinera quase uma tonelada de entorpecentes

Mais Lidas

REGIÃO
Homem que disse ter encontrado mulher morta volta atrás e confessa feminicídio
LAGUNA CARAPÃ
Homem sente falta de esposa, vai procurar e a encontra morta em poço
DOURADOS
Disputa pela prefeitura tem dois milionários e total de bens chega a R$ 13 milhões
CAPITAN BADO
Ataque de pistoleiros a veículo deixa dois mortos na fronteira