quinta, 16 de abril de 2026
Dourados
25ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
DOURADOS

Casos confirmados de dengue sobem 1.700% em relação ao ano passado

12 fevereiro 2016 - 18h05

Em Dourados, o número de casos de dengue confirmados até o momento nesse ano é 1700% maior em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com o (CCZ) Centro de Controle de Zoonozes, o que contribui para esse aumento alarmante é a dificuldade para conter a reprodução do transmissor da doença –mosquito Aedes Aegipty- devido ao volume atípico de chuva que vem sendo registrado na cidade e a maior procura das pessoas pelo diagnóstico.

“As chuvas ocorreram em média acima do normal e isso dificulta o combate. Outro ponto é que com maior divulgação da doença, as pessoas têm buscado mais o tratamento e o diagnóstico, consequentemente isso reflete nos dados, mas isso é um ponto positivo, pois, a dengue pode levar a morte e tem que ser tratada”, afirma Rosana Alexandre da Silva, coordenadora do CCZ.

Os casos confirmados na quinta semana do ano passada chegavam a 14 e nesse ano são 238. Já em relação a casos notificados, em 2015 nessa época eram 43 e atualmente são 981. Com esses números, a coordenadora cita que se está a “um passo” de se chegar a epidemia e que mesmo com todas as ações necessárias que vem sendo tomadas, a falta de conscientização das pessoas quanto ao combate, ainda é o grande problema.

“A verdade é que tudo que é possível tem sido feito, os agentes de endemias vistoriam as casas, a Semsur (Secretaria de Serviços Urbanos) tem feito a limpeza em áreas críticas, mas, o que se vê é que mesmo com todos esses trabalhos ainda se encontra muitos focos do mosquito tanto em bairros nobres, quantos nos mais humildes, as pessoas não tem feito a limpeza e evitado agua parada, o que é dever delas”, enfatiza.

Outra problemática citada por Rosana nessa questão, é quanto ao lixo jogado por populares em locais indevidos, gerando os famosos “lixões”.

“Esses lixões irregulares a céu aberto são um grande problema, a prefeitura limpa e jogam novamente, dificulta muito”, cita.

Rosana destaca a importância de denúncias de terrenos baldios que estejam contribuindo para gerar focos do mosquito da dengue. Quanto ao combate a doença ela cita que a parcela da população que tem contribuído precisa aumentar e é preciso mais “sintonia” dos populares com as autoridades.

“Muitos ainda não se atentam aos cuidados, é preocupante. A verdade é que precisa ter mais empenho, denúncias de casas e terrenos abandonados, possíveis criadouros para as autoridades e para o CCZ”, destaca.

[Na última divulgação da Secretaria de Estado de Saúde, há cerca de dez dias os números apontavam 612 notificações da doença]( http://www.douradosnews.com.br/dourados/sobe-para-612-o-numero-de-notificacoes-de-dengue-em-dourados). Com isso nota-se um aumento de 150% nesse quesito. Já o número de casos confirmados não havia sido divulgado.

A expectativa é que para os próximos meses, notificações e confirmações diminuam, o que segundo a coordenadora acontecerá por resultado das forças-tarefas e pela temperatura que tende a cair.

“Pensamos que vai evoluir a situação, será um reflexo do trabalho que vem sendo feito e da queda da temperatura que deve ocorrer”, disse.

Os próximos mutirões do CCZ acontecerão nas aldeias da cidade na segunda quinzena do mês. Para este sábado (13) está programada uma ação social nas residências em vários pontos da cidade com panfletos informativos e incentivo ao combate.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Mãe e pai são agredidos pelo próprio filho com socos e pauladas
CAPITAL

Mãe e pai são agredidos pelo próprio filho com socos e pauladas

STF decide que piso nacional deve ser pago a professores temporários
JUSTIÇA

STF decide que piso nacional deve ser pago a professores temporários

Comboio é interceptado com 800 quilos de maconha após perseguição
NOVA ITAMARATI

Comboio é interceptado com 800 quilos de maconha após perseguição

Justiça da Itália dá nova decisão que autoriza extradição de Zambelli
BRASIL

Justiça da Itália dá nova decisão que autoriza extradição de Zambelli

Médico formado em MS atira contra paciente em hospital no Paraná
VIOLÊNCIA

Médico formado em MS atira contra paciente em hospital no Paraná

MEIO AMBIENTE

Bioparque resgata peixes afetados pela decoada no Pantanal

VILA POPULAR

Jovem tem casa destruída, é ameaçada de estupro e agredida pelo ex

FUTEBOL

Conmebol abre processo disciplinar contra o técnico Abel Ferreira

AMAMBAI 

Adolescente de 17 anos perde bebê após ser agredida pelo padrasto

LOTERIA

Confira as dezenas sorteadas do concurso 2.997 da Mega-Sena

Mais Lidas

ELDORADO

Vítima de feminicídio é desenterrada e corpo apresenta sinais de necrofilia

VILA SÃO BRAZ

Colisão entre motos termina com dois jovens mortos em Dourados

CLIMA

Inmet emite alerta de tempestade com risco de granizo e ventos intensos para Dourados

CIDADÃO

Calendário de licenciamento é alterado em MS; veja como fica