Menu
Busca sábado, 04 de abril de 2020
(67) 9860-3221
INFLUENZA

Município distribui mais 4 mil doses de vacinas que devem acabar ainda hoje

25 março 2020 - 10h05Por André Bento

O gerente do Núcleo de Imunização de Dourados, Edvan Marcelo Morais Marques, informou que o novo lote de vacinas contra a Influenza distribuídas nesta quarta-feira (25) deve acabar ainda hoje.

Na terça-feira (24), quando o município deu início aos trabalhos da campanha nacional de imunização, ele detalhou a expectativa de que o Ministério da Saúde envie mais de 90 mil doses para os dois meses de trabalho. Contudo, a primeira remessa, de 6 mil distribuídas para os postos de vacinação, acabou no mesmo dia.

Ao Dourados News, ele disse que 4 mil doses do estoque foram distribuídas nesta manhã. Contudo, devem ser suficientes somente para hoje.

Ele esclareceu que além do envio de poucas doses, também houve aumento na procura pela imunização porque algumas pessoas acreditam, de forma incorreta, que a vacina contra Influenza também combate o novo coronavírus (Covid-19).

“O pessoal tem que entender que o grande objetivo é o idoso e profissionais de saúde, para amenizar os efeitos gripais da Influenza. Se tomou a vacina e apresentar sintomas de gripe, podemos voltar a atenção para outra doença e começamos a ter diagnóstico por exclusão. A População tem que entender que esse momento requer cautela. Vale muito mais ficar em casa do que bater de porta em porta buscando vacina”, ressaltou.

No release de divulgação da campanha de imunização em Mato Grosso do Sul, publicado na semana passada, a Secretaria de Estado de Saúde informou que “ainda não recebeu o calendário completo de recebimentos dos lotes de vacina contra a Influenza”.

“É importante ressaltar que ao antecipar a campanha a nível nacional aparentemente não se levou em conta os tempos necessários para organizar a logística e fazer a distribuição aos municípios, principalmente nas localidades mais distantes da capital ou de difícil acesso”, ponderou.

CRONOGRAMA

Conforme o cronograma de vacinação estabelecido em deliberação conjunta, o Departamento de Vigilância em Saúde, o Departamento de Atenção Básica, o Comitê de crise do Covid-19, e a Secretaria Municipal de Saúde, de ontem até hoje serão atendidos idosos acima de 80 anos, bombeiros militares e profissionais da saúde da atenção primária.

Quinta-feira (26) e sexta-feira (27) a imunização será para idosos de 70 a 80 anos, bombeiros militares e profissionais da saúde da atenção primária.

Na próxima semana, segunda-feira (30/03), iniciam os atendimentos aos idosos de 60 a 70 anos bombeiros militares e profissionais da saúde da atenção primária.

Em 31 de março, serão vacinados profissionais de saúde da atenção secundária e terciária da rede pública e conveniadas, e haverá continuidade aos atendimentos aos bombeiros militares.

Ao mesmo tempo em que ocorrerá a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, serão imunizados contra o Sarampo em pessoas de 20 a 49 anos.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SOLIDARIEDADE
Médicos de Dourados lançam campanha para doação insumos hospitalares
BRASIL
Isolamento impõe desafios a pais separados com guarda compartilhada
BOLETIM
MS tem mais dois casos confirmados de coronavírus
ELEIÇÕES
Cargo de Procurador-Geral de Justiça em MS será ocupado pela primeira vez por um promotor
CORONAVÍRUS
Higienização de cabines de caminhões continua nos postos da PRF em Dourados e na Capital
EM ASSUNÇÃO
Preso há um mês, Ronaldinho segue no Paraguai aguardando desfecho
DOURADOS
Universidade vai produzir álcool 70% para atender demanda do HU
MATO GROSSO DO SUL
Homem esfaqueado por sobrinho irritado com buzina recebe alta
FEMINICÍDIO
Assassinada pelo ex, vítima havia solicitado medida protetiva após ameaças
COVID-19
Detentos de MS confeccionam uniformes e máscaras para equipes de saúde

Mais Lidas

DOURADOS
Exame de jovem que morreu no HU testa negativo para coronavírus
COVID-19
Dourados tem mais um caso confirmado de coronavírus
DOURADOS
Jovem morre no HU e município pede agilidade no resultado do exame de coronavírus
CORONAVÍRUS
Dourados registra mais dois casos de Covid-19 e MS tem 60 confirmações