Após a prisão e exoneração do ex-coordenador do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Renato Oliveira Garcez Vidigal, a secretária Municipal de Saúde, Berenice de Oliveira Machado Souza, nomeou o médico Sandro Barreto dos Santos para assumir tal função.
O nome do profissional consta em edição suplementar do Diário Oficial do Município desta quarta-feira (27/11), retroativo de 14 de novembro, um dia depois da prefeita Délia Razuk revogar a indicação do antecessor.
De acordo com a publicação de hoje, Sandro será o responsável por toda a estrutura de atendimento móvel de urgência.
Alvo
Vidigal foi um dos alvos de mandado de prisão preventivo dentro da 2ª fase da Operação Purificação, desencadeada no dia 6 de novembro em Dourados.
A ação, realizada pela Polícia Federal em parceria com a Controladoria-Geral da União, visa desarticular suspeita de fraudes em processos licitatórios ocorridos dentro da Funsaud (Fundação de Serviços de Saúde de Dourados).
Antes de se tornar coordenador do Samu, em fevereiro deste ano, Renato Vidigal foi secretário Municipal de Saúde da atual gestão, entre janeiro de 2015 e dezembro de 2018.
Ele continua preso na Penitenciária Estadual de Dourados desde o dia 8.
Além do ex-coordenador, outro ex-servidor nomeado por Vidigal, R.H.T.A, acabou alvo de mandado de prisão durante a mesma etapa da operação.
A PF aponta na segunda fase da Purificação, prejuízo potencial de R$ 2 milhões à Funsaud (Fundação de Serviços de Saúde de Dourados) por causa de contratos fraudulentos com direcionamento de licitação para fornecimento de alimentos a pacientes do Hospital da Vida.
A mesma ação também apurada existência de irregularidades na contratação de empresa de transporte de pacientes e de gestão.