Menu
Busca sexta, 15 de janeiro de 2021
(67) 99659-5905
DOM HENRIQUE

Celebração na praça marca posse de novo bispo hoje

30 janeiro 2016 - 09h30

A ordenação episcopal e posse de Dom Henrique Aparecido de Lima como bispo da Diocese de Dourados será neste sábado (30) na Catedral Imaculada Conceição a partir das 17h30 e terá a duração aproximada de duas horas e meia. Mesmo com as chuvas desta manhã, a expectativa é de que uma multidão acompanhe a missa.

Além do rito de ordenação, haverá ainda a apresentação do mandato apostólico ao colégio de consultores na presença do chanceler da cúria diocesana. É o documento enviado pelo papa Francisco oficializando que Dom Henrique foi nomeado bispo da Diocese de Dourados.

Durante o rito, haverá a liturgia da palavra, apresentação do eleito e ordenação para o ministério episcopal. Terá também o chamado propósito do eleito, que é quando Dom Henrique faz suas promessas (parecido com um juramento).

“É para legitimar este ato que também é um ato jurídico, afinal ele passa então a assumir a Diocese de Dourados enquanto bispo titular”, explica o padre Feranndo Lorenz. A cerimônia deve encerrar por volta de 20h.

A celebração continua com a ladainha que é a evocação de todos os santos, para que intercedam e auxiliem o novo bispo em sua jornada. Após esta, começa o rito principal, que é aquele em que todos os bispos presentes fazem a imposição das mãos e preces de oração sobre o eleito. “A imposição das mãos é a transmissão do espírito santo, que o capacita para que seja bispo”, lembra o padre.

É feita ainda a unção Dom Henrique na cabeça para expressar a especial participação no sacerdócio de cristo; entregue o livro do evangelho para lembra-lo que sua primeira missão é a pregação, e também as insígnias que tem suas simbologias próprias. Estas são o anel, a mitra (espécie de chapéu) e o báculo (espécie de cajado). É ainda realizada a comunhão, com passagem do novo bispo pelo povo, entre outros momentos importantes, antes da benção final.

O novo Bispo

O anúncio de que Dom Henrique foi escolhido pelo Papa Francisco para assumir o cargo de bispo da Diocese de Dourados, foi no dia 21 outubro do ano passado, relembre aqui. Ele tem 51 anos de idade, nasceu em Assis Chateaubriand (PR) e atuava em Curitiba (PR) antes de ser enviado a Dourados.

Durante estes três meses que antecederam a ordenação, ele precisou cumprir algumas obrigações. Entre estas, a realização de retiro espiritual e cursos em Roma, na Itália, e em Brasília (DF).

Deixe seu Comentário

Leia Também

DECISÃO
Comarca de Bonito destina R$ 134 mil de penas pecuniárias a instituições
Tamanduá-bandeira é capturado em quintal de residência em Miranda
MEIO AMBIENTE
Tamanduá-bandeira é capturado em quintal de residência em Miranda
Vestibular da UEMS está com inscrições abertas até dia 24
OPORTUNIDADE
Vestibular da UEMS está com inscrições abertas até dia 24
Após cochilar por instantes, motorista perde o controle da direção e capota
MS-040
Após cochilar por instantes, motorista perde o controle da direção e capota
Itamaraty confirma que Índia atrasará entrega de vacinas contra Covid
PANDEMIA 
Itamaraty confirma que Índia atrasará entrega de vacinas contra Covid
TRÁFICO DE DROGAS
Dupla é presa pela Polícia Miliar transportando porções de cocaína
CÂMARA DOS DEPUTADOS
Projeto cria política nacional de recuperação de dependentes químicos em presídios
AQUIDAUANA
Bêbada, condutora bate em carro estacionado e acaba presa
EDUCAÇÃO
Termina hoje inscrição para primeira seleção de 2021 do ProUni
JUSTIÇA
Capital terá 11 tribunais do juri em fevereiro

Mais Lidas

DOURADOS
Prefeitura corta mais de 400 cargos comissionados de uma só vez
CLIMA
Chuva alaga ruas no centro de Dourados após calor acima de 38°C
PEDRO JUAN
Policial é executado com tiros de fuzil na fronteira
BR-163
Homem morre após colidir carro de passeio contra caminhão