Um novo aviso de tempestade foi emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) para faixa territorial que congrega municípios do Rio de Janeiro, São Paulo e Mato Grosso do Sul, entre eles Dourados.
Com início à 0h desta sexta-feira (4) e fim às 22h59, aponta como riscos potenciais chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, ventos intensos de 40 a 60 quilômetros por hora, e queda de granizo, bem como baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
Alerta semelhante havia sido emitido na quinta-feira (3), mas de acordo com o Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste, choveu 16.2 milímetros durante 1 hora e 38 minutos, sem registro de ventos fortes.
Mesmo sem o volume previsto no aviso meteorológico do Inmet, a precipitação pluviométrica de ontem veio acompanhada de mudança climática brusca. A temperatura máxima do dia atingiu 33.9ºC às 10h35, mas os termômetros despencaram e a mínima foi de 20.5ºC, apurada às 20h55.
No dia 26 de outubro,Dourados registrou 32.2 milímetros de chuva durante 2 horas e 40 minutos e rajadas de vento de 46 quilômetros por hora, às 7h25, conforme dados da estação agrometeorológica da Embrapa Agropecuária Oeste.
Naquela data, a prefeita Délia Razuk (sem partido) expediu o Decreto nº 2.968 de 26 de outubro de 2020, por meio do qual declarou situação de emergência em decorrência das fortes chuvas que atingiram o município.
Menos de 15 dias depois, em 8 de novembro, novo temporal atingiu a cidade. Ao Dourados News, o coordenador da Defesa Civil no município, Ademir Marins, revelou ter chovido 9 milímetros e apontou ainda o registro de rajadas de vento localizadas, com velocidade estimada de 60 quilômetros por hora.
Deixe seu Comentário
Leia Também
Empresa protocola na Anvisa pedido para uso emergencial da Sputnik V
LAMA ASFÁLTICAMinistro Humberto Martins nega suspensão de ação penal contra irmãs investigadas em MS

Inscrições para intercâmbio no STF são prorrogadas até dia 22

Jovem é multado em R$ 5 mil após flagrante de papagaio em cativeiro
STJ mantém sessão do júri para julgar professor universitário acusado de matar diretor a machadada

Granja em Rio Verde recebe primeiras 600 matrizes de suínos e consolida projeto de expansão do setor

Força-tarefa da AGU já atuou em mais de 50 ações contra o Enem
Susep anuncia Caixa Econômica Federal como novo gestor do DPVAT

Senacon adotas medidas para combater comércio de vacinas falsificadas

Dourados teve chuva em mais da metade da quinzena e mantém alerta
Mais Lidas

Homem morre após colidir carro de passeio contra caminhão

Polícia fecha "boca de fumo" comandada por família no Canaã IV

Flagrada invadindo residência, mulher é amarrada em árvore por populares
