A UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) passou a contar neste ano com o "Aviário Experimental de Poedeiras Comerciais - Sistema Cage Free", uma estrutura inovadora localizada no Setor Experimental de Avicultura da FCA (Faculdade de Ciências Agrárias), junto horto de plantas medicinais, na Unidade 2. O espaço representa um avanço significativo nas pesquisas sobre bem-estar animal e sistemas de produção sustentáveis.
Com o primeiro lote de aves foi recebido no dia 13 de janeiro de 2025, o pico de produção foi atingido nesta segunda-feira (14/04) e na próxima semana será implantado o primeiro experimento pertencente ao Programa de Pós-Graduação em Zootecnia.
Coordenado pelo professor Rodrigo Garófallo Garcia, o projeto do aviário implementa na universidade um sistema de criação considerado referência em bem-estar animal. "O aviário experimental Cage Free é um marco importante não apenas para a UFGD, mas para toda a região, pois oferece aos nossos estudantes, pesquisadores e à comunidade externa um modelo de produção que alia eficiência produtiva com respeito ao comportamento natural das aves.", destacou o coordenador Rodrigo.
A nova estrutura trará benefícios diretos para múltiplas áreas da universidade. No ensino, permitirá que estudantes tenham contato prático com tecnologias atuais de produção avícola. Na pós-graduação, possibilitará o desenvolvimento de pesquisas inovadoras sobre nutrição, genética, comportamento animal e sistemas sustentáveis de produção. "Os alunos terão a oportunidade de acompanhar o sistema produtivo em condições reais, desenvolvendo competências técnicas essenciais para o mercado de trabalho. Além disso, poderemos investigar cientificamente os impactos do sistema Cage Free na qualidade dos ovos e na saúde das aves", explica Rodrigo Garófallo.
O Aviário Experimental funcionará também como um centro demonstrativo para produtores rurais interessados na implementação deste sistema em suas propriedades. O Núcleo de Pesquisa em Avicultura da UFGD oferecerá orientações técnicas e capacitações periódicas, reforçando o papel social da universidade na transferência de conhecimento e tecnologia.
Pequenos e médios produtores da região poderão agendar visitas técnicas para conhecer a estrutura e receber informações sobre manejo, instalações e viabilidade econômica do sistema. Essa iniciativa visa contribuir para a diversificação da produção rural e o desenvolvimento da produção sustentável e alinhada às tendências de mercado.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Enem: prazo para isenção de taxa de inscrição termina na sexta-feira

Egressa da Unigran preside o TRT no Mato Grosso

Carga de maconha avaliada em mais de R$ 8 milhões é apreendida na na MS-295
Vai à Câmara medida protetiva para menores de 14 anos vítima de violência
EDUCAÇÃOProjeto permite reprovação de alunos no ano escolar por mau comportamento

Jovem é preso após ser flagrado empinando motocicleta em via pública
Corpo de piloto desaparecido na Amazônia é encontrado

Governo de MS prepara combate aos incêndios e apoia comunidades no Pantanal

PMA confirma ataque de onça que matou caseiro no Pantanal e aponta possíveis causas

BR's de MS registraram seis acidentes graves com uma morte durante o feriadão
Mais Lidas

Corpo de homem atacado por onça no Pantanal é encontrado

Bancos, comércio e repartições públicas: veja o abre e fecha do feriadão em Dourados

Policial aposentado é assassinado no interior de veículo na fronteira; veja vídeo
