A exemplo do que previa o PER (Programa de Exploração de Rodovia) estipulado pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) no passado, o cronograma para a nova concessão da BR-163, com leilão agendado para maio deste ano, também promete várias obras ao longo dos aproximadamente 30km da rodovia que corta a parte urbana de Dourados e seus distritos.
Na maior cidade do interior do Mato Grosso do Sul, são previstas construções de quatro travessias para pedestres, três interseções [viadutos], contornos nos distritos de Vila Vargas e Vila São Pedro e ainda retornos facilitadores em alguns trechos.
A expectativa é de que todas as melhorias sejam realizadas até o quinto ano após início do contrato.
Conforme documento que o Dourados News teve acesso, as passarelas serão levantadas próximo ao Trevo da Bandeira (duas delas), entre o Parque das Nações e o encontro com a Marcelino Pires e também na região do frigorífico da JBS.
No contorno que desviará o tráfego por dentro do distrito de Vila Vargas, será construída uma interseção do tipo ‘trombeta’ e outra 'diamante', também prevista para a Vila São Pedro.
Todas as execuções já eram previstas no PER confeccionado na primeira concessão da rodovia, porém, não saíram do papel.
Apenas um viaduto foi implantado no chamado ‘Trevo do DOF’, no encontro da BR-163 com a MS-156 e Avenida Coronel Ponciano.
Na época da primeira concessão da rodovia, o documento da ANTT também estabelecia viadutos no Trevo da Bandeira, no entroncamento da rodovia com a Avenida Marcelino Pires e na rotatória que dá acesso à BR-376, que agora ficaram de fora do novo plano.
Outras obras
BR-163 é considerada uma das principais vias de escoamento agrícola do país - Foto: Dourados News
Conforme a Agência Nacional de Transportes Terrestres, a nova concessão da BR-163 terá duração de 30 anos e prevê em todo o seu traçado, 22,9 quilômetros de vias marginais construídas, 203 quilômetros de duplicações e um ponto de parada de descanso.
Também deverão ser criados 28km de contornos, mais de 60 retornos, 22 passarelas, 12 interseções, 379 acessos e 56 passagens de fauna, mais 147,77 quilômetros de faixas adicionais em várias regiões de maior movimento da via no Estado.
Segurança
Além das melhorias na rodovia, a segurança dos usuários também será cobrada ao vencedor do leilão.
De acordo com o Programa de Exploração da BR-163, um aplicativo deverá ser criado para utilização dos usuários e dentro dele haverá um botão de emergência para que o socorro possa chegar o mais rápido possível. Além disso, os usuários deverão ter garantidos internet gratuita.
“A função de chamada de emergência deverá estar presente em aplicativo desenvolvido pela Concessionária para uso em dispositivos móveis (smartphone, tablet e outros), ou deverá ser integrada a aplicativo já existente, de forma a garantir, no mínimo, a comunicação do usuário com o CCO da Concessionária com as seguintes funcionalidades: Acionamento de “botão de alerta” em emergências por parte do usuário (com funções de geolocalização), automaticamente interligado ao sistema de controle de eventos do CCO e com acionamento da equipe mais próxima à localização do usuário”, diz parte do documento.
BR-163
A BR-163 é considerada uma das principais vias de escoamento agrícola do país.
A via será leiloada em maio deste ano e o governo federal estima investimentos no valor de R$ 17,3 bilhões em toda a extensão dela, ao longo de 30 anos de exploração por parte da empresa vencedora. O edital foi disponibilizado no dia 31 de janeiro, no site da ANTT.
Desde 2014, a CCR MSVia é a responsável pelos quase 850 quilômetros de extensão da estrada federal e, após não cumprir com o determinado à época e judicializar o contrato, terá a oportunidade de participar do leilão e arrematar novamente o trecho.
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