Menu
Busca domingo, 17 de janeiro de 2021
(67) 99659-5905
DIA DO DOADOR

Hemocentro faz 100 coletas e ajuda a normalizar estoque

25 novembro 2015 - 11h50

Na data quando é comemorada o ‘Dia do Doador de Sangue’, a procura por doações no Hemocentro Regional de Dourados foi intensa. Já nas primeiras horas do dia foram realizadas mais de 100 coletas, que servirão para normalizar o estoque que estava abaixo do normal há um mês.

“Essa semana iniciou, graças a Deus, com bastante doadores. Tivemos um mês bem difícil em que caiu a quantidade de coleta e foi preocupante, mas esta semana e inclusive hoje, tem bastante doadores, quando iniciamos os atendimentos já havia mais de 40 pessoas lá fora esperando e vamos ultrapassar 100 coletas”, disse a assistente social Rosa Fernandes. .

Em comemoração ao dia foi servido café da manhã especial para os doadores e ainda, em agradecimento, todos após a doação receberam uma camiseta.

“Hoje tem um café da manhã especial, que foi patrocinado por entidades da cidade. Vamos fazer um agradecimento as entidades e também há todos os doadores que sempre colaboram com o hemocentro”, disse a assistente social.

O Dourados News esteve visitando o local que se manteve lotado mesmo com a chuva forte, tanto de pessoas que foram doar pela primeira vez como de doadores assíduos. De acordo com a assistente social, desde o início da semana a quantidade de coletas foi acima da meta (50 bolsas por dia) registrando 60 coletas por dia, no entanto no dia do doador sempre a procura é maior.

Rosa disse que acredita que a semana toda será de grande procura, e alerta as pessoas para que não compareçam apenas nesta e sim outras vezes ao ano. Para ela é comum as pessoas que são doadores, ou até mesmo as que vem doar pela primeira vez procurarem o hemocentro neste período.

“É comum neste dia a procura para doar, mas o hemocentro precisa todos os dias, então quem puder venham mais vezes durante o ano, pois precisamos de todos os tipos sanguíneos todos os dias”, completou.

Entre os doadores que procuraram o hemocentro nesta manhã, está o pedreiro Valdeir Valério da Silva de 40 anos que faz a ação há 14 anos. Para ele o ato é um gesto de amor e uma forma de salvar vidas.

“Desde de 2001 que sou doador, tanto voluntário quanto quando alguém que conheço que precisa e posso ajudar. É muito importante pois é um gesto de carinho, amizade em ajudar ao próximo”, disse.

O servente de pedreiro Carlos Henrique da Silva Rodrigues,22 anos, conta que esta é a segunda vez que doa sangue e para ele é importante ajudar a salvar vidas com o gesto.

“Essa é a segunda vez e pretendo doar outras vezes. É importante ajudar as pessoas, até porque um dia pode ser eu ou alguém da minha família que esteja precisando”, comentou o jovem.

No próximo sábado (28) como todo o último do mês, o hemocentro irá atender para coletas, segundo Rosa, um grupo de aproximadamente 30 pessoas de uma empresa da cidade irá no dia para doar.

“É comum as empresas disponibilizarem os funcionários no sábado, por conta da semana ser bem corrida eles procuram o hemocentro neste dia, e peço para as pessoas que tem disponibilidade durante a semana que venham e assim libere o sábado para as pessoas que não podem”, enfatizou Rosa.

Para doar é necessário ter entre 18 e 69 anos, pesar mais de 55 quilos e estar saudável. É necessário ainda chegar ao local alimentado e com documentos pessoais, não fazer uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas.
Menor de 16 e 17 anos podem doar desde que acompanhado do um dos responsáveis e a idade máxima para doar sangue pela primeira vez é 60 anos.

O Hemocentro de Dourados está localizado na rua Waldomiro de Souza, 41, Vila Industrial, anexo ao PAM (Pronto Atendimento Médico). Os telefones de contato são 3424-0400 e 3424-4192.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Morto por descarga elétrica pode ter tentado consertar portão
DOURADOS
Morto por descarga elétrica pode ter tentado consertar portão
Permanece alta taxa de ocupação de leitos UTI Covid-19 em Dourados
PANDEMIA
Permanece alta taxa de ocupação de leitos UTI Covid-19 em Dourados
Homem morre após sofrer descarga elétrica em Dourados
ACIDENTE
Homem morre após sofrer descarga elétrica em Dourados
Primeira etapa de pré-matrícula da Reme vai até quinta-feira
DOURADOS
Primeira etapa de pré-matrícula da Reme vai até quinta-feira
MS
Denúncia anônima pelo 181 da PM ajuda no combate de crimes
SIDROLÂNDIA
Homem leva facadas pelas costas e é socorrido em estado grave
CAPITAL
Jovem é baleado e homem preso é suspeito de ser mandante do crime
BRASIL
Enfermeira de São Paulo é a primeira a receber vacina contra covid no Brasil
MS
Ocupação de leitos em UTI Covid continua alta nas cinco macrorregiões do Estado
PROVA
Estigma das doenças mentais no Brasil é tema da redação do Enem

Mais Lidas

DOURADOS 
Jovem cai de moto e pede ajuda após levar facada
PANDEMIA 
Dourados tem oito mortes por Covid em 24 horas  
OPERAÇÃO
Polícia fecha "boca de fumo" comandada por família no Canaã IV
DOURADOS 
Prefeitura anula 75 das exonerações anunciadas no meio da semana