sábado, 14 de fevereiro de 2026
Dourados
21ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
IMUNIZAÇÃO

No Dia D contra o sarampo, Dourados terá pontos de vacinação em bairros e distritos

29 novembro 2019 - 11h10Por Da Redação

A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, manterá 15 postos de atendimento no Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, 30 de novembro. 

Neste dia, das 8h às 17h, a vacinação acontecerá nas unidades de saúde da Seleta, Vila Rosa, Maracanã, Santo André, Cabeceira Alegre, Izidro Pedroso, Idelfonso Pedroso, Cachoeirinha, Parque das Nações II e, também, nos distritos de Vila São Pedro, Vila Vargas, Vila Formosa e Ithaum. Todos os postos de vacinação funcionarão durante o horário de almoço.

Além dessas unidades de saúde, haverá dois pontos extras de vacinação. No Hipermercado Extra, das 8h à 12h, e no Shopping Avenida Center, das 12h às 20h.

A campanha nacional de vacinação contra o sarampo busca imunizar adultos jovens não vacinados na faixa etária de 20 a 29 anos. Segundo Ministério da Saúde, nesta etapa a ideia é atingir uma faixa etária que dificilmente adoece e, consequentemente, não costuma visitar os postos de saúde. “Essa faixa etária é a maior responsável pela transmissão da doença e, para interromper a cadeia de transmissão de sarampo, precisamos atingir esse público”, diz nota do Ministério da Saúde.

MUITOS CASOS

Na mesma nota, Vale lembrar que o surto de sarampo ainda se encontra em atividade no país. Atualmente, 5.660 casos foram confirmados e 19 estados se encontram em transmissão ativa. A maioria dos casos (90,5%) está concentrada em 176 municípios (27%) do estado de São Paulo, principalmente na região metropolitana.

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo é uma estratégia para interromper a circulação do vírus da doença no país e acontece de forma seletiva. Na primeira etapa que aconteceu no período de 7 a 25 de outubro, o Brasil atingiu a meta de vacinação de sarampo de 2019 com 97% de cobertura vacinal em crianças de até 01 ano, melhor cobertura vacinal dos últimos cinco anos. Agora para essa 2ª etapa está sendo convocada a população de adultos jovens (20 a 29 anos) para que compareçam às unidades e/ou postos de vacinação para receberem a vacina tríplice viral, que contém o componente vacinal contra o sarampo.

O Sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbitos. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após.
 
 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Polícia Militar apreende maconha e skunk em veículo após colisão 
PONTA PORÃ

Polícia Militar apreende maconha e skunk em veículo após colisão 

POLÍTICA

Mendonça se reúne com PF e define novas apurações do Master

Homem que matou para vingar morte do irmão é condenado a 21 anos
JUSTIÇA

Homem que matou para vingar morte do irmão é condenado a 21 anos

JUDICIÁRIO

STF tem maioria de votos contra gratificação de desempenho a inativos

ELDORADO

Distribuidor de semijoias é rendido e ladrões levam 150 mil em itens

EXPEDIENTE

Detran/MS informa horários de funcionamento durante o Carnaval 2026

POLÍCIA

Árbitro é preso por estuprar a ex-esposa, enteados e uma sobrinha

CÂMARA DOS DEPUTADOS

'Bolsa pistola': comissão aprova incentivo para compra da 1ª arma

SANTA RITA DO PARDO

Motorista morre após caminhão carregado com carvão tombar

ECONOMIA

Banco Central registra primeiro incidente com chaves Pix em 2026

Mais Lidas

RIO DOURADOS

Pescadores constroem rampa para barcos em busca de belas paisagens, esporte e até "dinossauros"

LUCRO CERTO

Operação do Gaeco apura contrato de R$ 1,5 milhão entre prefeitura e escritório de advocacia

ABRE E FECHA

Dourados terá comércio aberto durante o Carnaval; bancos e setor público param

FRAUDE

Denúncia em Dourados deflagra operação contra desvio de R$ 30 milhões do Farmácia Popular