Menu
Busca terça, 26 de janeiro de 2021
(67) 99257-3397
FORÇA-TAREFA

Agentes fazem varredura contra o Aedes na região Oeste

13 janeiro 2016 - 12h01

Um mutirão para combater e conscientizar os moradores contra o mosquito Aedes Aegypti transmissor da dengue, febre chikungunya e zika-vírus, será realizado durante toda esta quarta-feira (13), em cinco bairros da região Oeste de Dourados. As ações acontecem no Parque do Lago, Jardim Novo Horizonte, Altos da Alvorada, Vila Toscana e Estrela Porã.

Ao todo foram mobilizados aproximadamente 100 agentes, mais uma equipe de 20 pessoas da Semsur (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos), dois tratores com roçadeira, três máquinas manuais para corte de grama, dois caminhões caçambas entre outros.

De acordo com o supervisor geral, Valdir Munhoz, a ação é uma recomendação feita por meio do Ministério da Saúde, como forma de combater de vez a proliferação do mosquito. Os locais que recebem o mutirão, foram os com o maior índice de focos, segundo levantamento feito pelo CCZ.

“Essas ações são para combater de vez, assim como também conscientizar as pessoas da importância em cuidar do seu quintal. Se todos fizerem sua parte o mosquito não prolifera assim como as doenças que são graves e em alguns casos causam a morte como a dengue. É muito importante a colaboração dos moradores. Os agentes fazem a parte dele, mas os as pessoas também têm precisam ajudar”, comentou o supervisor geral.

O Dourados News esteve acompanhando parte dos trabalhos realizados no mutirão, e constatou que nos locais foram retirados uma grande quantidade de lixo e entulhos, como madeira, pedaços de móveis, parte de máquinas de lavar roupas, sucata, tudo acumulado nos quintais dos moradores.

Os trabalhos realizados pelos agentes são de visita, identificar se há focos e informar os moradores em como podem auxiliar no combate ao mosquito. Já as equipes da Semsur, atuam em recolher todo o entulho, lixo que forem retirados das casas e também na limpeza de terrenos baldios e áreas com mato.

Entre os moradores que receberam a visita dos agentes, está a dona de casa Maria da Luz Alves,70, moradora no bairro Estrela Porã, ela conta que sempre cuidou do quintal, porém no ano passado foi infectada com dengue, dias depois descobriu que havia um foco do mosquito no vizinho do lado.

“Sempre cuido do meu quintal e plantas, moro sozinha e sei da gravidade da doença, mas não resolve apenas eu cuidar, se o meu vizinho não limpa o quintal dele. Por isso na minha opinião, as casas que forem encontrados os mosquitos, deveria receber uma multa de pesar no bolso, só assim que a pessoa irão ter mais cuidado”, comentou a mulher.

Assim como a dona de casa, a diarista Delice Nobre,52, conta que por ter um quintal amplo, cuida como pode, tentando o manter limpo. Para ela é importante a visita dos agentes e mais ainda do mutirão, para conscientização de pessoas que não tem o mesmo cuidado que ela.

“Sempre estou atenta, ainda mais nesses dias de chuva que qualquer embalagem que acumula água pode ser um ‘ninho’ para o mosquito. Acho importante a visita dos agentes e mais ainda desse mutirão, pois as pessoas acumulam muito lixo nas casas e só assim para conseguir retirar”, comentou a mulher.

Durante a ação na casa de Aparecida Inácio de Jesus, os agentes encontraram grande quantidade de madeira e pedaços de móveis. Ao ser questionada sobre os materiais a mulher conta que já deveriam ter sido retirados, mas por conta das condições financeiras não pode.

“É muito importante a visita dos agentes, sei que tem que cuidar e que já deveríamos ter retirado essas madeiras, mas não temos como pagar pelo serviço e a visita deles (agentes) veio na hora certa”, disse a mulher.

De acordo com o agente Itamar Leite, entre os problemas enfrentados durante a ação é por não encontrar alguns moradores. A maioria trabalha o dia todo, assim como também muitos acabam não deixando que a residência seja verificada.

“Infelizmente encontramos muitas casas fechadas, muitas pessoas trabalham, já em outros casos os moradores têm uma resistência em deixar entrarmos para olhar o imóvel”, falou.

Lei da Roçada

No início do mês, um oficio foi encaminhado às imobiliárias informando sobre o edital de roçada. O documento foi feito pela prefeitura de Dourados, através da Semsur (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos), nele solicita a colaboração no cumprimento da medida. A data final para que se cumpra a medida sem que haja notificações e multa é até 22 de janeiro.

Caso a limpeza não seja feita até a data, a prefeitura faz a limpeza, cobra a taxa pela roçada e ainda aplica uma multa. Uma notificação é emitida e caso não seja paga, o valor vai embutido no IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano).

As sanções estão baseadas no que determina a chamada Lei da Roçada, que é municipal, [relembre aqui]( http://www.douradosnews.com.br/dourados/dourados-prepara-edital-e-orienta-sobre-rocada-de-terrenos-baldios).

De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde datado de 6 de janeiro, Dourados possui 2.717 casos notificados de dengue, sendo considerado o município como de alta incidência da doença. Outros dois casos de zika-vírus são investigados no município.

Deixe seu Comentário

Leia Também

EDUCAÇÃO
Começam nesta segunda-feira as inscrições para o Fies 2021
BRASIL
Gabaritos do Enem serão divulgados nesta quarta-feira
Dourados bate recorde histórico de chuva em janeiro
CLIMA
Dourados bate recorde histórico de chuva em janeiro
Agepan realiza Consulta Pública sobre Tarifa de Pedágio na MS-306
MATO GROSSO DO SUL
Agepan realiza Consulta Pública sobre Tarifa de Pedágio na MS-306
Com terceiro lote, MS soma 190 mil doses recebidas da vacina contra Covid
IMUNIZAÇÃO
Com terceiro lote, MS soma 190 mil doses recebidas da vacina contra Covid
ECONOMIA
Micro e pequenas empresas têm até sexta-feira para aderir ao Simples
INFORME PUBLICITÁRIO
Casa de Vó inova no cardápio com Catarina, pão doce refinado exclusivo
FUTEBOL
Brasileirão: Bragantino derrota Corinthians por 2 a 0 fora de casa
LOTERIA
Mega-Semana de verão pode pagar R$ 2 milhões no concurso de hoje
ESPORTE
Prazo de entrega de currículo do Programa MS Desporto Escolar termina na quinta

Mais Lidas

DOURADOS
Motorista envolvido em acidente fatal relata bebida ao depor e é liberado 
ACIDENTES
Trânsito de Dourados faz terceira vítima fatal no ano, todas motociclistas
CRIME
Vizinhança flagra suspeito pulando muro e evita furto em Dourados
BR-276
Carreta com quase dez toneladas de maconha é apreendida em Dourados