terça, 21 de julho de 2026
Dourados
27ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397

Murilo reúne agentes de saúde e pede luta contra a dengue

05 dezembro 2012 - 08h03

O prefeito Murilo é mais um “soldado” na luta contra a dengue em Dourados. Na manhã desta terça-feira, ele reuniu os agentes de saúde responsáveis pelo combate à doença e determinou ações rigorosas para manter Dourados com número baixíssimo de casos em comparação a outras cidades de Mato Grosso do Sul.

Enquanto Campo Grande tem 5.433 casos confirmados em 2012 e cidades como Corumbá e Três Lagoas já apresentam milhares de moradores infectados pela dengue neste ano, Dourados tem apenas 33 casos confirmados de janeiro até agora.

“Para deixar a dengue longe da maioria da nossa população, não podemos baixar a guarda. Temos que continuar intensificando as ações e não vamos medir esforços para manter o controle sobre o transmissor da doença”, afirmou o prefeito.

Murilo atribui o resultado positivo ao emprenho e dedicação da equipe de saúde e aproveitou para pedir a colaboração da população. “Todos nós temos que fazer nossa parte. Os douradenses precisam nos ajudar a manter esses números baixos e evitar que a dengue volte a ser uma epidemia em Dourados”, afirmou o prefeito, que aproveitou para cobrar empenho também de todas as secretarias e departamentos da prefeitura na luta contra a dengue.

A meta do prefeito é segurar a média atual de casos até fevereiro de 2013 e para isso, segundo ele, é preciso o envolvimento de todos para que seja formada uma “tropa de choque” contra a dengue.

Murilo autorizou o Departamento de Vigilância em Saúde a cobrar de cada secretaria o que for necessário em termos de serviço e disse que a prefeitura como um todo está à disposição para fazer o que for preciso para manter os casos de dengue controlados.

O prefeito adiantou que o município está concluindo a licitação para a contratação da limpeza de todos os parques da cidade, mais uma ação da prefeitura que vai contribuir significativamente para a manutenção do baixo índice de infestação do mosquito da dengue.

Participaram da reunião com os agentes de saúde o vice-prefeito eleito Odilon Azambuja e secretários municipais.

###NÚMEROS
De acordo com o diretor do Departamento em Saúde Eduardo Arteiro Marcondes, os números mostram que a redução dos casos de dengue é reflexo do trabalho preventivo feito nos bairros. Em 2010 foram visitados 305 mil imóveis em Dourados. No ano passado foram 410 mil residências vistoriadas e em 2012 os agentes de saúde estiveram em 468 propriedades.

Em 2010, Dourados teve 8.122 casos de dengue notificados e a doença foi confirmada em 4.695 pessoas. Em 2011 as notificações caíram para 337 durante todo o ano, com 69 casos positivos. Em 2012, de janeiro até agora, a prefeitura notificou 168 casos suspeitos e apenas 33 foram confirmados.

Na sexta-feira passada a Secretaria Estadual de Saúde divulgou o boletim epidemiológico mostrando Campo Grande com 5.433 pessoas infectadas pela dengue em 2012. A capital de Mato Grosso do Sul registrou duas mortes por dengue e outra ocorreu em Três Lagoas.

O município de MS com maior incidência de dengue é Bodoquena, seguido por Três Lagoas, Corumbá, Pedro Gomes e Ladário. Três Lagoas já registrou 2.103 casos de dengue neste ano e Corumbá 1.759 casos.

“Esse apoio do prefeito é extremamente importante na luta contra a dengue. Temos que trabalhar para manter baixo o índice de infestação do mosquito transmissor e fazer todo esforço necessário para evitar uma epidemia provocada pelo vírus 4, que ainda não chegou, mas certamente chegará a Dourados”, afirmou Eduardo Marcondes.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Homem tem moto furtada em frente de casa no Jardim Canaã III
DOURADOS

Homem tem moto furtada em frente de casa no Jardim Canaã III

Prouni recebe 529,7 mil inscrições para o segundo semestre de 2026
BRASIL

Prouni recebe 529,7 mil inscrições para o segundo semestre de 2026

Mulher é presa por suspeita de agressão após cachorro ser flagrado com pescoço sangrando
AMAMBAI

Mulher é presa por suspeita de agressão após cachorro ser flagrado com pescoço sangrando

Jovem é assassinado com quatro tiros dentro de casa
NORTE DE MS

Jovem é assassinado com quatro tiros dentro de casa

Caixa paga hoje Bolsa Família a beneficiários com NIS final 2
SEU BOLSO

Caixa paga hoje Bolsa Família a beneficiários com NIS final 2

TERREMOTOS

Brasil envia 690 mil doses de vacinas em ajuda para a Venezuela

EDUCAÇÃO

IFMS oferece 2.270 vagas em cursos técnicos em 12 municípios

FUTSAL

Juventude AG faz duelo decisivo no Paraná por classificação na Liga Nacional

EDUCAÇÃO

Workshop on-line aborda uso de agentes de IA na pesquisa científica

CORUMBÁ

Homem é preso após se aproximar da mãe e descumprir protetiva

Mais Lidas

CONSTRUÇÃO

Maquinários de obra são furtados de contêiner em bairro nobre de Dourados

MEIO AMBIENTE

Polícia Ambiental apreende exemplar de Dourado durante operação

LOTERIA

Confira as dezenas sorteadas do concurso 3033 da Mega-Sena

DOURADOS

Gestão Marçal Filho inicia revitalização de canteiros centrais em quatro pontos da cidade