Menu
Busca quarta, 27 de janeiro de 2021
(67) 99257-3397
DOURADOS

Publicado decreto que responsabilizará secretariado por Aedes em prédios públicos

19 janeiro 2016 - 11h26

Na guerra contra a dengue, a Prefeitura de Dourados pública no Diário Oficial do município, edição desta terça-feira, dia 19 de janeiro, decreto assinado pelo prefeito Murilo, que responsabiliza gestores e entidades públicas de administração direta ou indireta tanto municipal, como estadual ou federal na manutenção dos prédios de modo a impedir a proliferação do mosquito Aedes aegypti transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus.

Antes mesmo do decreto, a informação já havia sido publicada pelo Dourados News na semana passada, [confira aqui](http://www.douradosnews.com.br/colunistas/na-lata/secretarios-terao-que-pagar-multa-por-focos-de-aedes-em-locais-publicos),

Pela determinação, o gestor que não cumprir o decreto, será multado conforme Lei nº 2.850 de 10 de abril de 2006 e decreto nº 3.843 de maio de 2006. Conforme o decreto, os gestores com mais de um prédio público poderá delegar responsáveis pelas unidades.

“Nós não podemos deixar que a nossa cidade tenha um surto, por isso estamos adotando medidas mais rigorosas”, afirma Murilo. A pública desse decreto reforça o prefeito, é uma forma de mostrar que o exemplo deve partir do próprio poder público e, “assim a gente consegue envolver todos nesse processo”.

O secretário de Saúde do município, Sebastião Nogueira, ressalta que existem casos em que gestores ficam esperando para que a prefeitura tome providências na manutenção de seus órgãos ou entidades. Porém, a partir de agora eles terão o dever de verificar as condições do prédio, do quintal e providenciar a limpeza frequente para evitar depósitos de água parada que possam se transformar em criadouros do mosquito.

Sebastião informa que a Secretaria, através do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) vem fazendo desde o inicio deste mês mutirões de limpeza nos bairros com maior incidência do mosquito e com casos de dengue registrados no município.

O trabalho já foi realizado no Canaã III, Cohab II, Jardim dos Estados, Parque das Nações II, Água Boa, nas regiões do Jardim Flórida, Parque do Lago e Novo Horizonte. O próximo mutirão será na quarta-feira, 20, na região do Jardim Santa Brigída. Pelo menos cem agentes de saúde serão destacados para o trabalho, com o apoio de voluntários e soldados do Exército Brasileiro. Serão disponibilizadas caçambas para os moradores recolherem lixo reciclável.

Até agora o CCZ vistoriou 15 mil imóveis, expediu 300 notificações, realizou o trabalho de bloqueio ao mosquito adulto utilizando o fumacê em 370 quarteirões e eliminou 400 focos do Aedes Aegypti.

Todas essas ações fazem parte do Plano de Ação Municipal para Contingência do Aedes aegypti 2016, que oficialmente será lançado nesta quarta-feira, para evitar doenças como a Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus. De acordo com Nogueira, é uma força tarefa para impedir que Dourados entre nas estatísticas nacionais em casos de qualquer uma dessas doenças.



Deixe seu Comentário

Leia Também

BRASIL
Governo impede entrada de estrangeiros no país por terra e água
BALANÇO
TST fechou 2020 com mais processos julgados que em 2019
EDUCAÇÃO
Curso de Psicologia promove palestra on-line para tirar dúvidas dos recém-formados
REUNIÃO
Petrobras elege novo Diretor de Refino e Gás Natural
216 VAGAS
Fiems inaugura Edifício Garagem para atender unidades do Sesi e Senai na Capital
CULTURA
Prêmio Sesc de Literatura abre inscrições para edição 2021
OPINIÃO
Ignore o fardo e viva a vida
MATO GROSSO DO SUL
Frentistas discutem reajuste salarial e outros benefícios no domingo em Campo Grande
BRASIL
Ministério faz consulta pública sobre política de promoção da saúde
EDUCAÇÃO
IFMS reabre prazo de matrículas da 1ª chamada para cursos técnicos integrados

Mais Lidas

DOURADOS
Motorista envolvido em acidente fatal relata bebida ao depor e é liberado 
ACIDENTES
Trânsito de Dourados faz terceira vítima fatal no ano, todas motociclistas
CRIME
Vizinhança flagra suspeito pulando muro e evita furto em Dourados
BR-276
Carreta com quase dez toneladas de maconha é apreendida em Dourados