O prefeito Murilo empossou na manhã de terça-feira, durante reunião em seu gabinete, os novos integrantes do conselho do GGIM (Gabinete de Gestão Integrada do Município de Dourados). Como primeiro ato após a posse, os conselheiros aprovaram o andamento do projeto de monitoramento da cidade.
Formado por representantes da prefeitura, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Ministério Público e de todos os organismos de segurança, incluindo Corpo de Bombeiros, o GGIM tem a finalidade de deliberar e coordenar as ações do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania) em nível municipal.
Entre os representantes estão o delegado regional de Polícia Civil Antonio Carlos Videira, o comandante do 3º Batalhão da Polícia Militar Ary Carlos Barbosa e o promotor de Justiça João Linhares Junior.
Como a implantação de um sistema de monitoramento na cidade envolve diretamente o setor de segurança, o prefeito aproveitou a posse dos novos conselheiros para apresentar e discutir o projeto, que ainda está na área técnica, devendo passar por uma série de ajustes e por novas discussões entre os integrantes do GGIM.
O diretor interino da Guarda Municipal João Vicente Chencareck fez a apresentação do projeto a pedido do prefeito, por ter participado ativamente da elaboração do sistema. Ele explicou que se trata de uma proposta para funcionamento a médio prazo e que necessita da participação integrada dos organismos de segurança.
MONITORAMENTO
O objetivo principal do projeto é instalar 64 câmeras de vídeo com alta tecnologia em diversos pontos da cidade, como shopping, rede bancária, praças, escolas, terminal rodoviário, aeroporto, Estádio Douradão, parques e em toda a área central. As imagens serão acompanhadas ao vivo em uma central, facilitando o atendimento às ocorrências.
A comunicação usando tecnologia sem fio será feita através de torres distribuídas em três pontos da cidade, com possibilidade de acesso compartilhado via internet, incluindo o reposicionamento do equipamento. São aparelhos com detector de movimento e identificação de placa de veículo.
O prefeito Murilo explicou que a intenção é reduzir o índice de criminalidade. Especialistas em segurança pública presentes na reunião com o prefeito informaram que nos municípios onde existe sistema de monitoramento os índices de violência e outros crimes caíram pela metade.
Deixe seu Comentário
Leia Também

STF mantém regra que impede registro de candidato que não presta conta

Homem com mandado de prisão em aberto é preso com arma de fogo
Como os videogames influenciam o desenvolvimento de novas tecnologias gráficas

Mais Médicos bate recorde de inscritos com mais de 45 mil candidatos

Adolescentes da periferia transformam vivências em cinema com celulares nas mãos

Condutor tenta enganar fiscalização com placa de outra motocicleta e é preso

Projeto que mantém crédito rural em caso de contingenciamento de recursos é aprovado em Comissão

Dona de casa é presa por condenação por estupro de vulnerável

Showtec 2025 reforça papel de vitrine de negócios e inovação no agro sul-mato-grossense

Residência é furtada em plena luz do dia no Jardim Rasslem
Mais Lidas

Moradora de Dourados morre queimada em frente à casa de ex na capital

Contêiner com droga escondido em chácara levou polícia a prender célula do PCC em Dourados

Sanesul informa possibilidade de falta d'água em diversos bairros de Dourados nesta segunda-feira
