Menu
Busca quinta, 06 de agosto de 2020
(67) 99659-5905
DOURADOS

Município descarta subnotificação de Covid-19 e alerta sobre perigo da doença

26 março 2020 - 09h12Por André Bento

As autoridades municipais descartam que haja subnotificação dos casos do novo coronavírus (Covid-19) em Dourados. Segundo o farmacêutico Emerson Eduardo Correa, do Núcleo de Vigilância em Saúde, a população douradense deve se orgulhar por ainda não haver confirmações da doença.

Em entrevista divulgada nas redes sociais da prefeitura na tarde de quarta-feira (25), ele creditou a situação atual do município à conduta do poder público, do Comitê de Gerenciamento de Crise criado pela prefeita Délia Razuk (PTB), da Secretaria de Saúde, e da própria população.

“Temos que nos orgulhar disso por enquanto e não buscar coisas onde não existe. As coisas estão às claras. Se tivermos casos positivos iremos mostrar. Temos que nos orgulhar enquanto Dourados que não tem casos positivos. Temos linha de conduta em todos os setores da sociedade que estão levando a isso. É importante que se tenha orgulho disso e não desconfiança”, enfatizou.

Segundo ele, o número de notificações tende a aumentar a cada dia e mesmo os atendimentos em clínicas e hospitais particulares são informados às autoridades municipais.

“Subnotificação, não existe isso. Existe essa amarra entre a Vigilância Epidemiológica e os laboratórios particulares para que caso ocorra qualquer situação em todos os exames realizados eles são obrigados a nos avisar porque são exames de notificação compulsória. Então isso não é uma situação que nos amedronta. Muitas pessoas questionam Dourados não ter caso positivo ainda”, afirmou Emerson.

DOENÇA PERIGOSA

Na mesma entrevista, ao ser questionada sobre o pronunciamento de terça-feira (23) do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), para quem o novo coronavírus é uma “gripezinha”, a secretária municipal de Saúde, Berenice de Oliveira Machado Souza, reforçou a necessidade de manter as medidas de prevenção.

“A gente está esperando essa doença, ela é perigosa como temos visto a imprensa divulgar no mundo inteiro. Não vou discutir a opinião do presidente, mas a coisa é séria e devemos nos preocupar sim, porque não é uma simples gripe. Principalmente na nossa faixa de idosos”, alertou.

ESTRUTURA

Quanto à estrutura do município para atender pacientes com o Covid-19, ela reconheceu que ainda é necessário ampliar o quadro de médicos e equipamentos. Para isso, foram divulgados nesta semana convite para profissionais de medicina interessados em firmar contrato temporário de trabalho e solicitação para clínicas veterinárias prestarem informações sobre seus respiradores mecânicos.

“Ainda estamos contando com a parte do Hospital Evangélico, do Hospital Santa Rita e mais 10 leitos no Hospital da Vida, e no Hospital Regional [de Cirurgias da Grande Dourados] foram disponibilizados mais 10 leitos e UTI e 19 leitos assim que o paciente sair da UTI”, detalhou.

Segundo Berenice, Dourados dispõe atualmente de 44 leitos UTI pelo SUS (Sistema Único de Saúde), mas não apenas voltados a pacientes com o novo coronavírus, e sim para toda população da macrorregião.

“Todos nossos municípios da macro de Dourados estão preparados para atender casos de urgência. Não tem caso confirmado em nenhum neles. Em Ponta Porã tem um, mas está isolado em casa e não precisou ser hospitalizado”, informou.

A secretária municipal de Saúde não soube detalhar quantas pessoas, em média, procuram atendimento por suspeita do Covid-19. “Nós temos 37 unidades que é a porta de entrada e o Hospital da Missão [Caiuá]. Cada dia é um tanto e nossas unidades ficam abertas até 23h”, resumiu.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CNH ÁGIL
Aplicativo tem recorde no número de habilitações emitidas em julho
BRASIL
Guedes diz que anunciará três ou quatro privatizações em até 60 dias
ARTIGO
Pais & Filhos
INVESTIGAÇÕES
Polícia desarticula quadrilha responsável por furtos e tentativa de homicídio em Dourados
MAPEAMENTO
Sistema interligará bancos de dados sobre educação em saúde
REGIÃO
Após discussão, homem joga álcool sobre companheira e ameaça atear fogo
POLÍTICA
Douradenses tem até dia 30 para fazer sugestões ao Plano Diretor
PANDEMIA
Perto de 30 mil casos, Governo do Estado amplia testagem para Covid-19
FRONTEIRA
Ação conjunta resulta na apreensão de 2 t de maconha em Ponta Porã
DOURADOS
Prefeitura contrata empresa por R$ 2,8 milhões para patrolar zona rural e área indígena

Mais Lidas

DOURADOS
Peladão: Homem é detido após armar confusão em motel e quebrar vários quartos
POLÍCIA
Duas mulheres são presas por estelionato em Dourados
TRAGÉDIA
Mulher que morreu em acidente na BR-463 em Ponta Porã tinha 27 anos
TRAGÉDIA
Uma pessoa morre em acidente grave na rodovia BR-463