Menu
Busca sábado, 23 de janeiro de 2021
(67) 99257-3397
DOURADOS

Mulher com dengue hemorrágica é internada e família faz apelo por sangue

25 janeiro 2016 - 11h25

Internada há dias no Hospital Universitário de Dourados, a paciente Fabiana Nakao, que está com dengue hemorrágica, precisa da doação de sangue para coleta de plaquetas.

Segundo informações da família, Fabiana teve um bebê há uma semana e estaria em estado gravíssimo. A família orienta que os interessados em ajudar procurem o Hemocentro de Dourados e doem sangue em nome de Fabiana Nakao. Qualquer tipo de sangue (A+, B+, O+, AB+, A-, B-, O- e AB- ) é bem vindo.

Doação

Interessados em doar sangue devem comparecer ao Hemocentro bem alimentados e munidos de documento de identidade com foto, estar bem de saúde, ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos, não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes e alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação. O hemocentro fica na Rua Waldomiro de Souza, 295 anexo ao Pam, na Vila Industrial. Mais informações, pelo telefone 3424.4192 ou 0400.

Inapto

Não podem doar sangue, pessoas que tiveram hepatite depois dos 10 anos de idade. Antes dessa idade, a doença não é empecilho porque provavelmente se trata de hepatite A, cujo vírus é eliminado por completo do organismo. Também não pode doar sangue pessoa que teve hepatite B ou C, portador do vírus da AIDS ou de alguma doença infecciosa transmitida pelo sangue; com diabetes que usam insulina ou anti-hipoglicemiantes por via oral; mulheres grávidas ou que estão amamentando; com febre; peso abaixo de 50 quilos, com mais de 65 anos ou que tiveram perda inexplicada de 10% do peso em um mês.

Não podem doar, ainda,epiléticos ou com crise de asma; os que tenham passado por cirurgia, recebido transfusão, feito tatuagem ou colocado piercing há menos de um ano.

Quem teve dengue deve aguardar três meses para doar. Pacientes que passaram por exame de endoscopia também devem aguardar um ano para voltar a doar sangue.

Exames

O doador é submetido a 13 tipos de exames gratuitos e recebe os resultados 15 dias depois. Se aprovada, passa a fazer parte do cadastro. A doação é um procedimento totalmente seguro.

O volume coletado é de aproximadamente 450 mililitros, menos de 13% do total de sangue do corpo de um adulto. A pessoa não estará se expondo a nenhum risco de contaminação. Doação de Sangue não engorda nem emagrece, não afina nem engrossa o sangue, além de não exigir mais doações.

Álcool

O Centro Hemoterápico alerta doadores para que se mantenham longe das bebidas alcoólicas pelo menos 12 horas antes de doar sangue. Alguns sites, como o do Instituto Goiano de Oncologia e Hematologia (INGOH), afirmam que é preciso parar de beber 24 horas antes. Além das bebidas, alimentos gordurosos incluindo o leite, devem ser evitados; cigarros, meia hora de "janela".

De acordo como o INGOH, "o sangue é uma substância nobre que ainda não pode ser produzido industrialmente e nenhum medicamento o substitui. Todo o sangue doado é separado em seus componentes - concentrado de hemácias, plasma, concentrado de plaquetas, crioprecipitado - e enviado aos hospitais para atender aos casos de emergência e de pacientes internados. Sem sangue, a saúde pública entra em colapso".

Deixe seu Comentário

Leia Também

Vídeo mostra momento exato de acidente com vítima fatal em Dourados
TRAGÉDIA
Vídeo mostra momento exato de acidente com vítima fatal em Dourados
PGR pede abertura de inquérito sobre conduta de ministro da Saúde
PANDEMIA
PGR pede abertura de inquérito sobre conduta de ministro da Saúde
Dourados tem 91% de ocupação de leitos de UTI/SUS
PANDEMIA
Dourados tem 91% de ocupação de leitos de UTI/SUS
Segundo acidente de trânsito com vítima fatal é registrado em Dourados
TRAGÉDIA
Segundo acidente de trânsito com vítima fatal é registrado em Dourados
Inscrições para processo seletivo do Sebrae encerram terça-feira
DOURADOS
Inscrições para processo seletivo do Sebrae encerram terça-feira
PANDEMIA
Fiocruz aplica as primeiras doses da vacina de Oxford vinda da Índia
BATAGUASSU
Homem cai de embarcação e desaparece em lago da Usina Sérgio Mota
TECNOLOGIA
Startup brasileira ganha prêmio WSA na categoria saúde e bem-estar
MUNDO
Larry King, lenda da televisão americana, morre aos 87 anos
CAMPO GRANDE
Família procura mulher que saiu para entrevista de emprego e não voltou

Mais Lidas

CENTRO
Primeiro acidente de trânsito com vítima fatal neste ano é registrado em Dourados
DOURADOS
Segundo corpo encontrado às margens da BR-163 é identificado
VIAGEM SANTA
PF deflagra operação contra tráfico de drogas em empresas de turismo religioso de Dourados
DOURADOS
Um dos corpos encontrados às margens da BR-163 foi quase decapitado