segunda, 17 de março de 2025
Dourados
36ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
DOURADOS

MPE faz "visita surpresa" para saber como anda oncologia no HV

19 setembro 2017 - 17h35

Em diligência, realizada ao Hospital da Vida, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul, por meio dos Promotores de Justiça Etéocles Brito Mendonça Dias Junior, Fabrícia Barbosa Lima e Ricardo Rotunno realizaram acompanhamento dos serviços disponibilizados aos pacientes oncológicos no município de Dourados.

Durante a visita in loco, realizada no dia 31 de agosto, pelo Promotor de Justiça Etéocles Brito Mendonça Dias Junior, titular da 10ª Promotoria de Justiça de Dourados, verificou, de início, o estágio atual das obras de ampliação de leitos de enfermaria os quais serão disponibilizados para recepção e tratamento dos pacientes oncológicos. Segundo funcionários do Hospital, a obra está em fase final, e já nos próximos dias será possível abrigar os pacientes.

Na oportunidade da visita, o Promotor de Justiça entrevistou todos os pacientes e/ou familiares de pacientes oncológicos que se encontravam no hospital, sendo indagados sobre eventual permanência em corredores, falta de assistência médica e generalidades sobre os atendimentos, sendo que não obteve registro de reclamações graves.

Ademais, os pacientes e familiares informaram, em sua maioria, que os médicos oncologistas realizam visitas diárias, não sendo constatada negativa de atendimento ou demora excessiva na realização dos procedimentos necessários ao andamento do tratamento.

Ainda, quando da diligencia, o representante ministerial constatou irregularidades, como deficiência no serviço de Ouvidoria, bem como possível insuficiência de profissional psicólogo e assistente social.

Continuidade

Já no dia 4 de julho, os Promotores de Justiça Fabrícia Barbosa Lima, substituta legal da 10ª Promotoria de Justiça e Ricardo Rotunno, titular da 16ª promotoria de Justiça, realizaram outra diligência, sem prévio aviso, nas dependências do Hospital da Vida, para dar continuidade aos trabalhos do Ministério Público Estadual e verificar o atendimento, tratamento e funcionamento dos serviços disponibilizados no Hospital.

Durante a visita no Hospital, os Promotores de Justiça constataram a existência de dois pacientes oncológicos internados, bem como a disponibilização de três salas de enfermaria destinadas à oncologia, totalizando 14 leitos.

Em entrevista com referidos pacientes, ambos noticiaram que já tiveram o tratamento interrompido por falta de medicamento, mas que, atualmente, estão satisfeitos com o serviço prestado.

Por fim, os representantes ministeriais verificaram também que, no Hospital da Vida, estão sendo atendidos exclusivamente os pacientes com intercorrências e pacientes que necessitam realizar cirurgias, sendo que os tratamentos radioterápicos e quimioterápicos estão sendo realizados no CTCD – Centro de Tratamento de Câncer de Dourados.

De acordo com os Promotores de Justiça Ricardo Rotunno e Eteocles Brito Mendonça Dias Junior, na próxima segunda-feira (25/9), às 15 horas, será realizada, no auditório do Ministério Público Estadual de Dourados, uma reunião para discutir sobre a prestação do serviço de oncologia no município.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Homem é preso em flagrante por receptação e moto furtada recuperada
POLÍCIA

Homem é preso em flagrante por receptação e moto furtada recuperada

Falece aos 88 anos Nair Grinberg, mãe da mantenedora da Unigran
LUTO

Falece aos 88 anos Nair Grinberg, mãe da mantenedora da Unigran

Provas relacionadas a suposto atentado contra a ex-prefeita são apreendidas
JARDIM

Provas relacionadas a suposto atentado contra a ex-prefeita são apreendidas

ECONOMIA

Atividade econômica brasileira cresce 0,9% em janeiro

Mulher morre em colisão entre caminhão e bicicleta elétrica
NOVA ANDRADINA

Mulher morre em colisão entre caminhão e bicicleta elétrica

SAÚDE PÚBLICA

Governo do Estado cria Grupo de Trabalho para fortalecer doação e transplantes em MS

IGUATEMI

Veículo roubado no Paraná é recuperado na região Sul de MS

CAMPO GRANDE

Convênios são firmados em MS para reforçar ações de proteção à mulher

Educação

MS Supera abre inscrições para novos bolsistas a partir desta segunda-feira

MS-379

Homem é preso transportando 500kg de defensivos agrícolas para Itaporã

Mais Lidas

FÁTIMA DO SUL

Clínicas de recuperação para dependentes químicos são fechadas durante operação

AVIAÇÃO CIVIL

Com pista entregue, corrida agora é para atrair companhias aéreas a Dourados

CÂMARA DE DOURADOS

Souza alerta sobre o crescente número de moradores de rua em Dourados e cobra providências

CAMPO GRANDE

Panificadora terá que indenizar em R$ 10 mil casal que encontrou larvas em pão