Menu
Busca quarta, 20 de outubro de 2021
(67) 99257-3397
DOURADOS

MPE cita aglomerações, falta de leitos e subnotificação para recomendar novo fechamento do comércio

10 abril 2020 - 10h00Por André Bento

Nova recomendação expedida pelo MPE-MS (Ministério Público Estadual) prevê que a prefeita Délia Razuk (PTB) suspenda imediatamente os efeitos do decreto que flexibilizou as restrições para atendimento e permitiu a reabertura do comércio de Dourados na terça-feira (7).

O documento assinado na quinta-feira (9) estabelece prazo de 48 horas para resposta da administração municipal e recomenda ainda que “as medidas de flexibilização sejam submetidas a avaliação do Comitê de Enfrentamento da Crise, Núcleo Técnico e entidades civis interessadas, a fim de que toda decisão administrativa adotada se dê com base em fundamentos técnicos”.

Assinada pelos promotores Etéocles Brito Mendonça Dias Júnior (10ª Promotoria de Justiça), Ricardo Rotunno (16ª PJ) e Luiz Gustavo Camacho Terçariol (17ª PJ), a recomendação também quer que a prefeitura garanta que eventuais atos permissivos futuros “estejam alicerçados em parâmetros reais, com especificação das atividades autorizadas, bem como das condicionantes específicas para cada uma delas”.

Além disso, o MPE recomenda que “somente ocorram após a elaboração de plano de trabalho de fiscalização, que possibilite a intensificação das medidas com demonstração da capacidade de pessoal e garantia de que lhes seja assegurado o fornecimento de EPI's necessários a atividade fiscalizatória”.

AGLOMERAÇÕES

Nas justificativas, os promotores de Justiça citam matéria publicada pelo Dourados News que mostra aglomerações formadas do lado de fora de agências bancárias a partir do dia 7, quando houve a reabertura do comércio e foram retomados os atendimentos presenciais na cidade. (relembre)

Eles também afirmam que “a realidade local demonstra que Dourados possui uma quantidade ínfima de leitos frente a numerosa população desta urbe e da macrorregião”, superior a 800 mil habitantes, e “a notória demanda vinda de toda região, como se viu no caso do primeiro óbito registrado no Município de Dourados em decorrência do Covid-19, oriundo de Batayporã”.

SUBNOTIFICAÇÃO

O MPE considera ainda “a declarada inexistência de testes para de aferir com precisão quantos são os casos existentes no Município de Dourados, restringindo-se as testagens aos casos extremamente graves”, situação que, segundo os promotores de Justiça, “tem como reflexo as subnotificações, que dificultam o combate à pandemia, devendo ser considerados quando da análise acerca das medidas de flexibilização do isolamento social, notadamente porque, como ressaltado pelo Núcleo Técnico, estudos apontam que uma pessoa infectada com o vírus é capaz de transmiti-lo para aproximadamente 2,74 outras”.

Procurado nesta manhã pelo Dourados News para informar se essa recomendação será acatada, o advogado Alexandre Mantovani, assessor especial da prefeita, disse que ainda não recebeu o documento e não sabe ainda qual será a decisão.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SIDROLÂNDIA
De bicicleta, mulher morre após ser atropelada em rodovia
Jovem é assaltado em bairro nobre de Dourados
PORTO MADEIRO
Jovem é assaltado em bairro nobre de Dourados
Homem é encontrado morto ao lado de caminhão e polícia apura o fato
VILA VARGAS
Homem é encontrado morto ao lado de caminhão e polícia apura o fato
TAC prevê acessibilidade em pontos de ônibus até 2022
DOURADOS
TAC prevê acessibilidade em pontos de ônibus até 2022
Interno fica gravemente ferido em briga na PED
DOURADOS
Interno fica gravemente ferido em briga na PED
SAÚDE & BEM-ESTAR
Exercícios físicos e saúde ocular: há alguma relação?  O Instituto dos Olhos Dourados fala sobre
DOURADOS
Jovem é preso com cocaína em veículo na Vila Industrial
BRASIL
Inscrições para o Exame Nacional de Residência começam hoje
LEGISLATIVO DE MS
Deputados estaduais analisam quatro projetos nesta quarta
HOSPITALIZAÇÕES
MS supera 30 mil casos de síndrome respiratória aguda grave no ano

Mais Lidas

RIO BRILHANTE
Mulher é presa após se masturbar em praça pública
LEGISLATIVO
Em Dourados, projeto quer criar Dia Municipal do Torcedor Flamenguista
CAPTURA
Cobra é capturada em para-choque de carro na região central de Dourados
DOURADOS
Preso por violência doméstica passa por audiência de custódia e tem preventiva decretada