O Ministério Público de Mato Grosso do Sul, por meio da 11ª Promotoria de Justiça da Comarca de Dourados, instaurou o inquérito civil para apurar a prática de maus-tratos a animais em uma propriedade rural do município.
A apuração teve início a partir de uma notícia de fato instaurada após o recebimento de ofício do 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental (PMA), que encaminhou documentos relatando a ocorrência. As informações indicam ausência de alimentação adequada e de cuidados essenciais voltados ao bem-estar animal.
Durante diligências preliminares, constatou-se que a propriedade abrigava 197 bovinos e um equino, muitos deles apresentando estado de magreza acentuada e caquexia. A fiscalização verificou a insuficiência de pastagem para o número de animais mantidos no local, bem como a ausência de manejo de pragas no pasto.
O Promotor de Justiça Amilcar Araújo Carneiro Júnior, responsável pela investigação, também explica que não foram encontrados registros de fornecimento de feno, ração ou outras formas de suplementação alimentar, configurando quadro de privação de alimento. Em vistoria in loco, um animal foi encontrado sem forças para se levantar, exposto ao sol, e ao menos três ossadas estavam dispersas pela área, situação que pode representar risco de contaminação por botulismo.
A conduta do responsável pela propriedade é considerada fator determinante para o agravamento do estado de debilidade do rebanho.
Com atribuição para tutelar os direitos difusos e coletivos relacionados ao meio ambiente, à saúde pública e ao bem-estar animal, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul atua, por meio do Inquérito Civil, para aprofundar a apuração dos fatos, promover a responsabilização cabível e assegurar a proteção dos animais.
Deixe seu Comentário
Leia Também
Inscrições para o cursinho UEMS Pra Você termina neste domingo
ECONOMIADecreto de reciprocidade deve ser editado até terça; diz Alckmin

Executado com a esposa cumpria pena por tráfico de drogas
Campeonato brasileiro segue neste domingo com três partidas
OPORTUNIDADEIFMS abre vaga de professor substituto com salário até R$ 9 mil
Jovem de 21 anos tem artéria rompida após ataque de três pitbulls
EDUCAÇÃOInscrições para Prova Nacional Docente começam nesta segunda
PORTO MURTINHOVeículo afunda no Rio Paraguai e bombeiros buscam por condutor

Oitavas de final do Estadual Sub-15 começa com média de seis gols
Polícia Civil registra furto de motocicleta no jardim Água Boa
Mais Lidas

Filho de acusado de matar fazendeiro se apresenta, presta depoimento e é liberado

Após matar vizinho, fazendeiro se apresenta à polícia e diz que agiu em legítima defesa pelo filho

Homem sofre tentativa de homicídio na região central de Dourados
