Menu
Busca sábado, 04 de julho de 2020
(67) 99659-5905
EDUCAÇÃO

Metodologias Ativas contribuem para a excelência do ensino na Unigran

07 fevereiro 2020 - 10h15Por Da Redação/Assessoria

A integração entre o acadêmico e o professor. Troca de informações, experiências vividas dentro e fora da sala de aula. O princípio da metodologia ativa é justamente instruir o aluno a ser o principal agente dentro da aprendizagem, com o auxilio direto do professor. 

Na Unigran, esse projeto foi implantado há quatro anos. Para a professora Maria Alice de Mello Fernandes, que é pró-reitora de Ensino e Extensão da Instituição, com esse método o acadêmico tem muito mais facilidade de assimilar os conteúdos. 

“Nós sabemos que o comportamento do aluno mudou. Hoje ele é diferente e em geral tem dificuldade de concentração por longo tempo. Então, proporcionar capacitações aos professores, como palestras, cursos e oficinas de metodologias ativas faz da Unigran uma instituição diferenciada, pois cria condições para o acadêmico solucionar problemas e enfrentar, com tranquilidade, o mercado de trabalho”, afirma a professora.

“Importante esclarecer, ainda, que essas técnicas podem acontecer com o apoio da tecnologia ou não”, menciona. Uma atividade que caracteriza a aplicação de metodologia ativa na Unigran é a aula invertida. “Quando os alunos estudam, pesquisam sobre determinado assunto preparando-se para debates e soluções de problemas, apresentados pelos colegas e professores em sala de aula”, continua Mello. 

Na metodologia ativa, o aluno é o foco e estimular essa aprendizagem é a principal missão. O estudante não recebe somente o conhecimento, ele vivencia na prática a teoria aprendida em sala de aula e muitas vezes os papéis se invertem, pois o professor também aprende com o estudante durante troca de informações. 

A ideia é continuar aplicando essas metodologias, as quais abrangem um grande projeto para todos os cursos da instituição, partindo do pressuposto dinamismo aplicado na apresentação das disciplinas e na participação contínua dos alunos na construção das aulas.

“Nossa intenção é tornar esse aprendizado algo que traga prazer para os alunos, fazer com que eles se sintam vontade, motivados para frequentar as aulas e principalmente que eles sejam preparados para assumir uma vaga no tão concorrido mercado de trabalho. É isso um pouco do que temos conquistado ao longo de todos esses anos e nossa meta aumenta a cada ano letivo”, finaliza Maria Alice de Mello Fernandes. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

ESPORTE
Grande Prêmio do Brasil de F1 pode ser cancelado
CAMPO GRANDE
1ª Câmara Criminal nega recurso de condenado por usar CNH falsa
BRASIL
Governo ainda estuda recriar Ministério da Segurança, diz Mendonça
CRIME AMBIENTAL
PMA desmonta acampamento de pescadores e apreende petrechos ilegais
PANDEMIA
Governo de MS prorroga medidas de apoio aos empresários
ELEIÇÕES
TSE adia prazos eleitorais de julho em 42 dias
BRASIL
CPB promove camping virtual com jovens atletas de natação
REGIÃO
Corpo é encontrado no Rio Paraguai
DOURADOS
Entardecer faz temperatura cair 5°C em pouco mais de uma hora
PANDEMIA
Entre as 10 com mais casos de coronavírus em MS, cidade retomará aulas presenciais

Mais Lidas

PANDEMIA
Mulher morre de covid-19 logo após dar à luz em Dourados
DOURADOS
Decretos sobre aglomerações, igrejas e comércio terão mais 10 dias de vigência
CAMPO GRANDE
Jovem que estava desaparecida é encontrada morta
20 VEÍCULOS
"Bonde do contrabando" é apreendido abarrotado de produtos do Paraguai