Menu
Busca sábado, 23 de janeiro de 2021
(67) 99257-3397
POLITICA

Marcelo Mourão cobra uniformes para agentes de controle de endemias

04 fevereiro 2016 - 10h56

O vereador Marcelo Mourão (PSD) aproveitou a presença do secretário municipal de Saúde Sebastião Nogueira, que foi à Câmara na sessão de segunda-feira para apresentar o Plano de Contingência de combate a dengue, a chikungunya e o vírus zika, para fazer uma espécie de “cobrança pública” acerca do fornecimento de uniformes adequados (gandolas e chapéus do modelo “pescador”) para agentes comunitários de saúde e dos agentes de controle de endemias, que estão na linha de frente da vigilância, prevenção e controle do mosquito transmissor das três patologias e também da conscientização da população.

“Secretário, não se despeça do cargo sem conceder os uniformes para essa categoria que enfrenta sol e chuva e, apenas com camisetas, fica exposta também ao Aedes aegipty”, conclamou o parlamentar.

O apelo ao secretário foi antecedido do envio, no ano passado, de um documento endereçado às secretarias de Finanças, de Administração e de Saúde solicitando a realização de um estudo para determinar qual seria o impacto no Orçamento da Prefeitura caso seja procedido o fornecimento de uniformes padronizados e adequados para o trabalho de campo dos agentes.

Segundo Marcelo Mourão o fornecimento dos uniformes além de preservar a integridade dos agentes vai obedecer aos princípios de economicidade que devem nortear a administração pública. “As gandolas diminuirão os gastos com repelentes, que obviamente precisam continuarão a ser usados, mas em quantidade menor, já que a exposição dos agentes ao mosquito também será menor. Há que se levar em conta também que além de expor os braços dos agentes o uniforme atual (camisetas) os expõe ao sol, que é um potencial causador de câncer de pele”, afirmou Marcelo Mourão, que tem sido porta-voz das reivindicações dos agentes junto à Prefeitura e especificamente junto à Secretaria de Saúde, à qual está vinculado o Centro de Controle de Zoonoses.

“O secretário vem enfrentando com coragem a questão da saúde pública e tenho certeza de que também está preocupado, alem das melhorias estruturais, com a melhoria das condições de trabalho dos servidores e envidará todos os esforços para que eles tenham as condições necessárias para atuarem”, concluiu o parlamentar.



Deixe seu Comentário

Leia Também

EDUCAÇÃO
Vagas para Engenharia de Alimentos, Química e Direito em Naviraí
EDUCAÇÃO
Novos profissionais comemoram graduação em Medicina na UFGD
LEGISLATIVO
Projeto susta decisão da Receita Federal sobre exportação de suco de laranja
Jiboia é capturada nos fundos de residência em Bonito
MEIO AMBIENTE
Jiboia é capturada nos fundos de residência em Bonito
PANDEMIA
Número de casos de Covid-19 chega a 8,75 milhões no Brasil
REGIÃO
Sanesul apresenta investimentos em saneamento à prefeitura de Água Clara
IMUNIZAÇÃO
Projeto exige dados sobre raça, sexo e pessoa com deficiência em notificações de Covid
ESPORTE
Juventude bate Figueirense e segue na luta pelo acesso à Série A
Fisioterapia e Farmácia estão entre as profissões que mais crescem na pandemia
R$ 7,9 MILHÕES
Rede de coleta de esgoto avança em Guia Lopes da Laguna

Mais Lidas

CENTRO
Primeiro acidente de trânsito com vítima fatal neste ano é registrado em Dourados
DOURADOS
Segundo corpo encontrado às margens da BR-163 é identificado
VIAGEM SANTA
PF deflagra operação contra tráfico de drogas em empresas de turismo religioso de Dourados
DOURADOS
Um dos corpos encontrados às margens da BR-163 foi quase decapitado