O vereador Marcelo Mourão (PSD) aproveitou a presença do secretário municipal de Saúde Sebastião Nogueira, que foi à Câmara na sessão de segunda-feira para apresentar o Plano de Contingência de combate a dengue, a chikungunya e o vírus zika, para fazer uma espécie de “cobrança pública” acerca do fornecimento de uniformes adequados (gandolas e chapéus do modelo “pescador”) para agentes comunitários de saúde e dos agentes de controle de endemias, que estão na linha de frente da vigilância, prevenção e controle do mosquito transmissor das três patologias e também da conscientização da população.
“Secretário, não se despeça do cargo sem conceder os uniformes para essa categoria que enfrenta sol e chuva e, apenas com camisetas, fica exposta também ao Aedes aegipty”, conclamou o parlamentar.
O apelo ao secretário foi antecedido do envio, no ano passado, de um documento endereçado às secretarias de Finanças, de Administração e de Saúde solicitando a realização de um estudo para determinar qual seria o impacto no Orçamento da Prefeitura caso seja procedido o fornecimento de uniformes padronizados e adequados para o trabalho de campo dos agentes.
Segundo Marcelo Mourão o fornecimento dos uniformes além de preservar a integridade dos agentes vai obedecer aos princípios de economicidade que devem nortear a administração pública. “As gandolas diminuirão os gastos com repelentes, que obviamente precisam continuarão a ser usados, mas em quantidade menor, já que a exposição dos agentes ao mosquito também será menor. Há que se levar em conta também que além de expor os braços dos agentes o uniforme atual (camisetas) os expõe ao sol, que é um potencial causador de câncer de pele”, afirmou Marcelo Mourão, que tem sido porta-voz das reivindicações dos agentes junto à Prefeitura e especificamente junto à Secretaria de Saúde, à qual está vinculado o Centro de Controle de Zoonoses.
“O secretário vem enfrentando com coragem a questão da saúde pública e tenho certeza de que também está preocupado, alem das melhorias estruturais, com a melhoria das condições de trabalho dos servidores e envidará todos os esforços para que eles tenham as condições necessárias para atuarem”, concluiu o parlamentar.
Deixe seu Comentário
Leia Também
Vagas para Engenharia de Alimentos, Química e Direito em Naviraí
EDUCAÇÃONovos profissionais comemoram graduação em Medicina na UFGD
LEGISLATIVOProjeto susta decisão da Receita Federal sobre exportação de suco de laranja

Jiboia é capturada nos fundos de residência em Bonito
Número de casos de Covid-19 chega a 8,75 milhões no Brasil
Sanesul apresenta investimentos em saneamento à prefeitura de Água Clara
IMUNIZAÇÃOProjeto exige dados sobre raça, sexo e pessoa com deficiência em notificações de Covid
ESPORTEJuventude bate Figueirense e segue na luta pelo acesso à Série A

Fisioterapia e Farmácia estão entre as profissões que mais crescem na pandemia
Rede de coleta de esgoto avança em Guia Lopes da Laguna
Mais Lidas

Primeiro acidente de trânsito com vítima fatal neste ano é registrado em Dourados

Segundo corpo encontrado às margens da BR-163 é identificado

PF deflagra operação contra tráfico de drogas em empresas de turismo religioso de Dourados
