A macrorregião de Dourados é a segunda região de Mato Grosso do Sul a ser contemplada com recursos para o Plano da Rede de Atenção às Urgências. A portaria nº 3.110, publicada pelo Ministério da Saúde no dia 31 de dezembro de 2012, autoriza o repasse de R$ 39,4 milhões destinados a Rede de Atenção às Urgências e Emergências da Macrorregião de Dourados.
Do total de recursos liberados pelo Ministério da Saúde, R$ 14,8 milhões serão aplicados de imediato nos seguintes setores: Custeio de porta de entrada hospitalar de emergência, enfermaria clínica de retaguarda e qualificação de leitos UTI. Serão contemplados os municípios de Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã, Fátima do Sul e Ivinhema.
Com este novo recurso, assegurado pelo Ministério da Saúde, estado e municípios poderão melhorar a manutenção de diversos setores como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) e a habilitação e a qualificação das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24 horas). Está previsto ainda o custeio de salas de estabilização, além de leitos clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Em agosto, o Ministério da Saúde aprovou por meio da Portaria Nº 1869, a liberação de R$ 82,7 milhões para a Macrorregião de Campo Grande. Os recursos serão divididos entre 18 municípios, sendo eles: Alcinópolis, Aquidauana, Bela Vista, Bonito, Camapuã, Campo Grande, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dois Irmãos do Buriti, Jardim, Miranda, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Sidrolândia e Terenos.
Plano de Ação da Rede de Atenção às Urgências de Mato Grosso do Sul
Do total de investimentos do Ministério da Saúde em Mato Grosso do Sul, R$ 24,4 milhões serão direcionados para habilitar 113 novos leitos, sendo 61 leitos para retaguarda, 20 para longas permanências, 20 de UTI adulto Tipo II, dois leitos de UTI coronariana e 10 para Acidente Vascular Cerebral (AVC). O recurso prevê ainda a qualificação de 75 leitos no Estado.
Outros R$ 2 milhões de investimento do Ministério irão para ampliação e qualificação do SAMU, quatro Unidades de Suporte Básico (USB). Será habilitada uma nova motolância e uma central de regulação médica. E R$ 7,2 milhões serão investidos na habilitação de duas UPAs e qualificação de uma unidade. Estas unidades são equipadas para realizar atendimentos de complexidade intermediária. As UPAs 24h conseguem resolver até 97% dos problemas dos usuários que as procuram sem necessidade de encaminhamento a um hospital.
Além disso, R$ 5,6 milhões serão investidos em salas de estabilização, qualificação de equipes multiprofissionais e atenção domiciliar.
Deixe seu Comentário
Leia Também

TCE/MS passa a integrar Colegiado Nacional de Controle Externo

Morre aos 89 anos o primeiro professor de direito da Unigran

Jovens que completam 18 anos devem fazer alistamento militar

Homem é condenado a 18 anos e 8 meses por estupro de enteada

Operação em MS mira organização criminosa ligada ao contrabando de cigarros e lavagem dinheiro

Motorista é preso na MS-276 transportando quase uma tonelada de maconha

Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 16 milhões nesta 3ª-feira

TJ/MS divulga o calendário da Justiça Itinerante em Dourados

França e Argentina estreiam hoje na Copa do Mundo 2026

Edital encerramento de atividades
Mais Lidas

Após 6 temporadas, Evandro não terminou: por que Impuros se tornou maior série criminal brasileira

Moradora do Água Boa denuncia uso indevido de dados no SUS

Confira as dezenas sorteadas do concurso 3018 da Mega-Sena
