Pelo menos seis equipes estão trabalhando em ritmo intenso para fazer a limpeza pública em Dourados. Com o excesso de chuva, o mato, principalmente, nos canteiros das ruas, praças e parques, cresceu muito rápido. No começo deste mês, duas empresas terceirizadas foram contratadas pela prefeitura em caráter emergencial, especialmente para fazer o serviço de limpeza desses logradouros. Em dezembro, o trabalho foi interrompido por alguns dias por conta de problemas burocráticos na contratação das empresas para iriam executar o serviço, período em que o mato cresceu bastante.
Segundo o secretário municipal de Serviços Urbanos e Trânsito, Claudio Marcelo Hall (Marcelão), o trabalho começou pela área central, com varredura geral das ruas e avenidas, roçada e limpeza de bueiros. Alguns locais críticos, como a Praça Mário Correia (ao lado do Terminal de Transbordo), onde o mato estava alto, os trabalhadores já fizeram a roçada. Algumas frentes de limpeza também estão se deslocando para os bairros, fazendo roçada em locais críticos para reforçar o mutirão de combate à dengue.
“Estamos trabalhando em ritmo intenso para conseguir dar conta, principalmente, com relação à roçada, já que o mato cresceu muito rápido nos últimos dias”, diz Marcelão.
TERRENOS BALDIOS – O município também está notificando os proprietários de terrenos baldios para fazer a limpeza. Caso o proprietário não faça, a prefeitura irá fazer a roçada. Como nas administrações anteriores, também será cobrada uma taxa, calculada conforme o tamanho da área.
Para fazer esse trabalho nos terrenos baldios, a prefeitura está licitando uma empresa para executar somente o serviço de roçada nesses terrenos particulares. Os trabalhos emergenciais, por enquanto, serão executados pela própria estrutura da prefeitura, segundo Marcelão.