Conhecida liderança na Reserva Indígena de Dourados, o cacique Renato de Souza, da Aldeia Jaguapiru, morreu na manhã deste sábado (3) em decorrência de complicações de saúde.
Ele tinha 68 anos e fazia diálise por causa de problema renal. O corpo será velado na Aldeia Jaguapiru, onde ele viveu e foi cacique responsável por posicionamentos a favor da harmonia entre índios e não índios.
Em 2005, ele foi a primeira liderança indígena a ser ouvida na CPI instaurada pela AL-MS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) para investigar a desnutrição nas aldeias do Estado.
Conforme registrado pelo Dourados News na ocasião, Renato queixou-se da falta de investimento em todos os níveis e disse que nem tudo o que é falado é feito nas aldeias.
Em 2008, o cacique Renato de Souza também integrou grupo composto por 27 caciques de aldeias situadas na região sul do Estado que ocupou e fechou a sede da Funai (Fundação Nacional do Índio) em Dourados.
À época, eles reivindicavam a demissão da administradora regional Margarida Nicoletti e a nomeação de um indígena para o cargo.