Líder do MSTB (Movimento Sem Terra Brasileiro) em Dourados, Vanildo Elias de Oliveira, 43, o "Douglas", foi preso na quarta-feira (20) acusado por vários crimes. O fato ocorreu dois dias depois da resistência do grupo acampado em propriedade rural da família Bumlai às margens da BR-463, próximo ao trevo de acesso ao município de Laguna Carapã, descumprir medida judicial.
De acordo com o boletim de ocorrência, oficiais de justiça chegaram ao local na segunda-feira com a ordem de desocupação da área, porém, conforme relato deles, Vanildo incitou aproximadamente 50 pessoas para intervir.
Na ação, eles ameaçavam atear fogo em equipamentos e, ainda conforme os oficiais, incendiaram propriedades rurais.
O fogo atingiu em torno de 300 hectares, causando prejuízo a dois produtores rurais de R$ 2 milhões, segundo denúncia feita à polícia. Dois tratores, pá carregadeira e caminhonete por pouco não foram queimadas também.
Após a confusão, as autoridades que estavam no local recuaram e registraram a ocorrência no 1º Distrito Policial de Dourados.
Na quarta-feira, Vanildo e outro grupo sem-terra teriam tentado ocupar propriedade rural no município de Miranda. Houve confusão e o líder acabou agredido, precisando inclusive ser encaminhado ao hospital daquela cidade.
Policiais civis do SIG (Setor de Investigações Gerais) tomaram conhecimento do fato e se deslocaram àquela região, onde efetuaram a prisão do homem.
Já em Dourados, ele foi denunciado pelos crimes de desobediência, associação criminosa, danificar floresta de preservação permanente e mais três artigos de dolo qualificado no Código Penal, além de ameaça.
Na delegacia, o sem-terra, acompanhado de advogado de Brasília (DF), negou todas as acusações.
Ele permanece preso no local. Nesse momento, dezenas de pessoas ligadas ao MSTB se aglomeram na frente do 1º Distrito Policial, porém, não há qualquer manifestação.
Vanildo lidera o movimento nos municípios de Dourados, Nioaque, Rio Brilhante, Ribas do Rio Pardo, Nova Andradina e Miranda.
Deixe seu Comentário
Leia Também
Deputados aprovam Projeto Antifacção para combate ao crime

Mato Grosso do Sul registra 8.299 casos confirmados de dengue
Trabalhador morre ao ser atingido por disco de serra durante obra
BRASILPGR é contra pedido de Cid para extinguir pena na ação do golpe

Polícia procura suspeito de matar homem a golpes de pedra
Após anular questões, MEC decide antecipar gabarito do Enem
OUSADIALadrões invadem casa de médico e provocam prejuízo de R$ 80 mil

Governo e prefeituras alinham prioridades do programa MS Ativo
Homens executados a tiros na fronteira tinham 29 e 33 anos
LOTERIAConfira as dezenas sorteadas do concurso 2.941 da Mega-Sena
Mais Lidas

Tratores agrícolas furtados em fazenda são recuperados

Desempregada ostentava "vida de luxo" enquanto comandava tráfico na região de Dourados

Acusado de matar padre e ocultar cadáver é transferido para a PED
