O deputado federal Geraldo Resende (PSDB-MS) anunciou a assinatura do contrato para construção do novo terminal de passageiros e cargas do Aeroporto Regional “Francisco de Matos Pereira”, em Dourados, para os próximos dias. O anúncio foi feito nesta terça-feira (17), durante visita do ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, a Campo Grande, em cerimônia que marcou o início das obras de ampliação dos aeroportos da capital, Corumbá e Ponta Porã.
Na solenidade, o ministro informou que o contrato com a empresa vencedora da licitação já foi formalmente assinado.
O investimento federal na construção do terminal será de R$ 38.699.999,73, recurso viabilizado por meio do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), graças à articulação de Geraldo Resende junto aos ministros Márcio França e, mais recentemente, Silvio Costa Filho, em parceria com o governo do Estado.
“O novo terminal é um marco não apenas para Dourados, mas para toda a região sul do nosso Estado. A obra fortalece a logística, impulsiona o desenvolvimento regional e atende uma antiga e justa demanda da população”, destacou Geraldo.
Segundo o deputado, o lançamento oficial das obras em Dourados será realizado em breve, tão logo a empresa instale o canteiro no local, com a presença do ministro Silvio Costa Filho, do governador Eduardo Riedel, do prefeito Marçal Filho e demais lideranças da região.
A construção do novo terminal será executada pela Engetal Engenharia, empresa que venceu a concorrência promovida pela Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos), conforme edital 011/2025. O projeto prevê obras estruturantes para a modernização completa da infraestrutura aeroportuária, incluindo áreas de embarque, desembarque e edificações auxiliares, conforme o contrato firmado com a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (SEILOG).
O contrato, de 570 dias de execução, prevê ainda garantia contratual de cinco anos e está fundamentado na nova Lei de Licitações e Contratos (Lei 14.133/21). Segundo o instrumento, a empresa já recebeu a ordem de início dos serviços e será fiscalizada rigorosamente por técnicos da SEILOG.
Geraldo Resende lembrou que o terminal só se tornou viável após ele destravar, desde 2023, as obras da nova pista de pouso, antes paralisadas.
“Conseguimos não apenas concluir a pista, mas também garantir o recurso necessário para o novo terminal no PAC, o que representa um alívio ao orçamento do Estado. Essa obra muda o patamar de Dourados e de 33 municípios do entorno”, afirmou.
“Estou muito feliz com mais essa grande conquista. Nosso mandato segue empenhado em transformar Dourados em um polo regional cada vez mais forte, com infraestrutura à altura da sua vocação econômica e social”, concluiu o parlamentar.
Deixe seu Comentário
Leia Também

"Caravana da Castração" roda o Estado e quer atingir 20 mil animais

Homem é assassinado com golpe de faca no meio da rua

Seis pessoas ficam feridas após colisão frontal entre carreta e picape

Há quase um mês sem chuvas, Dourados entra em novo alerta de baixa umidade
Brasileirão retorna hoje com clássico e líder em campo

"Balaio Festival" reúne feira criativa, cultura e música hoje em Dourados

Jovem bêbado é preso após agredir e ameaçar mãe com faca

Homem dispara quatro vezes para o alto, resiste à abordagem e acaba preso em Dourados

Operário encara o Uberlândia para continuar sonhando com a vaga

Leitores são favoráveis ao retorno do debate no Congresso sobre fim da jornada 6x1
Mais Lidas

Produtor rural morto a tiros em fazenda no distrito de Itahum é identificado

Organização Social que vai gerir Hospital Regional de Dourados abre mais de 100 vagas de emprego

Filho de acusado de matar fazendeiro se apresenta, presta depoimento e é liberado
