O processo de licitação para implantação do anel viário no contorno norte de Dourados vai começar nesta semana. Em visita ao município para assinatura de ordem de serviço de reforma do aeroporto, o governador em exercício, Murilo Zauith, e o secretário de Obras Públicas e Transportes, Edson Giroto, informaram que o edital de concorrência vai ser publicado já nos próximos dias.
“Como existe um prazo legal e podem haver recursos, acreditamos que, a partir da publicação do edital, em cerca de 30 dias as empresas apresentem as propostas”, afirmou o secretário.
Na mesma solenidade, o prefeito Ari Artuzi assegurou que começará também nesta semana o pagamento a título de indenização aos proprietários que fecharam acordo sobre cedência de área no traçado do contorno viário. Essa despesa caberá à prefeitura, e o governo do Estado vai investir recursos próprios na construção da obra.
A obra
O governador André Puccinelli apresentou ao município no dia 6 de novembro de 2009 o projeto executivo da perimetral. Na ocasião, o governador previu começar a construção em fevereiro, após concluída a licitação pelo governo e a entrega da área, desimpedida, pela Prefeitura.
A proposta definitiva é resultado de ajustes técnicos feitos pela equipe do governo após entendimentos com a equipe técnica da prefeitura. O próprio governador participou das definições, quando, em agosto, percorreu com o prefeito Artuzi o possível traçado do anel viário. Propostas feitas pelos técnicos municipais depois dessa vistoria foram acatadas integral ou parcialmente.
Conforme o projeto executivo, o anel rodoviário – também chamado de perimetral norte, porque será uma via margeando essa região da cidade – terá uma extensão de pouco mais de 25 quilômetros. O percurso compreende desde o entroncamento com a BR-463, no trevo para Laguna Carapã, até a BR-163, no trevo de acesso a Fátima do Sul.
A previsão é de uma pista de 12 metros de largura, sendo 3,5 metros de faixa de rolamento em cada sentido e mais 2,5 metros de acostamento de cada lado. Para garantir ainda mais segurança no tráfego, o acostamento vai ser nivelado com as outras faixas.