domingo, 21 de abril de 2024
Dourados
23ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
DOURADOS

Justiça pede urgência em transferência de mulher internada em estado grave na UPA

29 fevereiro 2024 - 10h48Por Gizele Almeida

Decisão do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso do Sul requer a transferência com urgência de uma paciente que está internada na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Dourados para unidade hospitalar. Trata-se de Juraci Marques Cançado, de 44 anos, com quadro de colecistite aguda (pedra na vesícula).

A medida visa que a paciente seja encaminhada para unidade hospitalar e seja submetida à cirurgia geral e receba todas as providências para melhora do quadro clínico.

Conforme o documento, o qual o Dourados News teve acesso, considera-se que a UPA não possui estrutura para atender corretamente o caso mulher, sendo que diante da situação atual de saúde dela, a mesma corre risco de morte.

“Em decorrência de sua piora progressiva e por não dispor de estrutura em sua unidade atual, foi realizado pedido de vaga em hospital que realize o referido tratamento” cita e complementa ao apontar que “apesar da regulação e das tentativas de obtenção de vaga via contato telefônico, até o momento não foi disponibilizada vaga”.

Ainda conforme o documento “a paciente corre risco de óbito se não for transferida com urgência para realizar o tratamento adequado”.

De acordo com o esposo da paciente, Jair Antonio Oteiro, 52 anos, pedreiro, Juraci está internada na UPA desde madrugada de quarta-feira (28) e a família entrou com o pedido de vaga em hospital via defensoria pública, já que o quadro dela não evolui. Ele conta que há cerca de três meses, a esposa tem tido crises recorrentes.

“Ela está com muita dor e estão aplicando morfina, mas precisa ver para operar. Não dá pra ficar assim e dizem que não tem previsão”, disse. 

A decisão da Justiça solicita que uma alternativa para o caso seja adotada seja pelo Município ou pelo Estado, priorizando a unidade hospitalar que possua vaga. 

O Dourados News entrou em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado de Saúde, que informou que essa questão fica a cargo do município.  

Em contato com a assessoria de comunicação da prefeitura de Dourados, o jornal foi informado que a Funsaud (Fundação de Serviços de Saúde) acompanha o caso e avaliou que a situação da paciente não configura um quadro de “urgência crítica”. 

Ainda conforme a nota enviada à equipe de reportagem, um exame foi solicitado e a recomendação deste caso é o encaminhamento para acompanhamento ambulatorial por meio do Sistema de Regulação (Sisreg), através de uma Guia Eletrônica de Encaminhamento. 

Veja a nota na íntegra:  

A Prefeitura Municipal de Dourados, por meio da Fundação de Serviços de Saúde (Funsaud), comunica que a situação da paciente, no momento, não configura um quadro de urgência crítica. Ela se encontra em espera para a realização de um exame de ultrassom, já solicitado. A paciente está consciente, orientada e relata sentir dores, para as quais já está sendo devidamente medicada. É importante destacar que esta não é a primeira vez que a paciente é avaliada pela regulação de urgência, nem a primeira vez que recebe alta médica por não atender aos critérios estabelecidos para casos de urgência e emergência segundo os protocolos de regulação.

Atualmente, avalia-se que a paciente não preenche os critérios para atendimento de urgência, sendo recomendado o encaminhamento para acompanhamento ambulatorial por meio do Sistema de Regulação (Sisreg), através de uma Guia Eletrônica de Encaminhamento. Esta medida assegura o devido acompanhamento médico no âmbito dos serviços de saúde, priorizando a eficiência do atendimento e o bem-estar da paciente.

Matéria editada às 10h58 para acréscimo de informações com o posicionamento da Prefeitura de Dourados 

Matéria editada às 11h57 para acréscimo de informações com o posicionamento do Estado

Deixe seu Comentário

Leia Também

Brasil garante vaga na prova do revezamento misto dos Jogos de Paris
ESPORTE

Brasil garante vaga na prova do revezamento misto dos Jogos de Paris

ENCONTRO DE LÍDERES RURAIS

Produtoras de café e cacau contam como lidam com mudanças climáticas

MATO GROSSO DO SUL

Pequenos produtores aderem projeto que insere agricultura familiar no mercado de créditos de carbono

Rayssa Leal conquista etapa da Liga Mundial de Street Skate
TÍTULO

Rayssa Leal conquista etapa da Liga Mundial de Street Skate

Safra de cana 2024/25 entra em campo com risco de perder produtividade
PRODUÇÃO

Safra de cana 2024/25 entra em campo com risco de perder produtividade

CAPITAL

Pane provoca incêndio em casa e susto em local de festa

TECNOLOGIA

Brasil é campeão no Mundial de Robótica em Houston

AGROPECUÁRIA

Comissão ouve ministro do Desenvolvimento Agrário sobre planos da Pasta para este ano

FUTEBOL

Sem o título, Dourados perde ainda duas vagas para competições nacionais

CAMPEONATO ESTADUAL

Operário domina partida, vence o DAC por 3 a 1 e conquista o título Estadual

Mais Lidas

COTAÇÃO

Soja segue em destaque no mercado do agro em Dourados, confira cotação

DOURADOS

Jovem morre a caminho de hospital após ser atingido por facada no abdômen

DOURADOS

Justiça manda arquivar processo de improbidade contra envolvidos na Operação Pregão

DOURADOS 

Jovem é estuprada após ser abordada por desconhecido em Saveiro branco