segunda, 21 de abril de 2025
Dourados
28ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
DOURADOS

Justiça do Trabalho suspende volta às aulas presenciais na UEMS

14 outubro 2021 - 09h45Por André Bento

O juiz do Trabalho Marcio Alexandre da Silva suspendeu a eficácia da Portaria UEMS nº 22, de 15 de setembro de 2021 e da Comunicação Interna número 007/2021, que determinavam o retorno presencial das aulas na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. 

A norma regulamentou a retomada gradual das atividades presenciais administrativas, de ensino, de pesquisa e de extensão na sede e nas demais unidades universitárias, de forma escalonada, de acordo com a condição sanitária de cada município a partir do dia 20 do mês passado.

Em despacho proferido no domingo (10), o magistrado concedeu a liminar (decisão de efeitos imediatos e provisórios) requerida pela Aduems, entidade ligada ao sindicato nacional dos docentes das instituições de ensino superior. 

No entanto, determinou a intimação do Ministério Público do Trabalho e designou audiência para tentativa conciliatória a ser realizada às 8h de sexta-feira (15), sob formato presencial no Fórum trabalhista. 

De acordo com o juiz, a revisão da Resolução 2153/2020, por meio da qual o CEPE (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão) deliberou de forma colegiada pela suspensão das aulas presenciais durante a pandemia do novo coronavírus, “não poderia ocorrer monocraticamente”, como na portaria expedida pelo reitor, sob “pena de subverter-se o caráter democrático próprio dos ambientes acadêmicos de nível superior”.

“Em se tratando de garantia à higidez do meio ambiente laboral, chama a atenção o fato de a ré consentir com o retorno presencial de servidores que, por vontade própria, recusaram a cobertura vacinal para a COVID-19, conforme consta da CI circular PRODS 25/2021. Essa possibilidade (de questionável legalidade), por si só, acarreta fundado receio de que o retorno presencial das atividades em ambiente laborativo seja propício à disseminação viral, inclusive para quem já foi imunizado, de modo que se faz imperativo que a ré comprove, sem qualquer sombra de dúvidas, que os protocolos de biossegurança por ela implementados (ou em via de implementação) sejam os mais completos e eficazes possíveis”, ponderou o magistrado. 

Na mesma decisão, ele acrescentou que as aulas remotas, apesar de instituídas em caráter excepcional e transitório, já perduram por mais de um ano e seis meses e nesse período “é perfeitamente possível pressupor que a alteração do formato letivo acarretou profundas alterações no cotidiano do corpo docente, discente e administrativo da instituição”, ponderando que “o agir com razoabilidade e bom senso administrativo faz pressupor, também, que a manutenção do ensino remoto por mais um ou dois meses em nada prejudicaria” a universidade. 

Ao salientar que o término do ano letivo na UEMS está previsto para 31 de janeiro de 2022, com paralisação das atividades acadêmicas entre os dias 20 de dezembro de 2021 e 3 de janeiro do próximo ano, avaliou ser oportunidade de tempo adicional para que a instituição “adote, com tranquilidade e segurança, todas as medidas necessárias para prevenir riscos no meio ambiente laborativo”.

“Esses fundamentos, por si só, já são suficientes para acolher e deferir o pedido liminar vindicado pela autora, sendo certo que as demais alegações por ela formuladas na exordial podem ser analisadas em momento processual específico, notadamente após o exercício do contraditório pela parte ré”, pontuou.

Deixe seu Comentário

Leia Também

"Papa Francisco foi um líder espiritual de grande coragem", diz presidente do Congresso
BRASIL

"Papa Francisco foi um líder espiritual de grande coragem", diz presidente do Congresso

A vitória de Cristo sobre a morte!
ARTIGO

A vitória de Cristo sobre a morte!

Gripe volta a fazer vítimas e MS registra mais três mortes por H1N1
MATO GROSSO DO SUL

Gripe volta a fazer vítimas e MS registra mais três mortes por H1N1

CAMPO GRANDE

Homem é ferido a tiros por motorista de veículo

ITAMARATI

Homem é executado em frente a mercado; mulher fica ferida

IMPOSTO

Licenciamento para veículos com placas finais 1 e 2 segue até dia 30

UEMS

Convocados da lista de espera do SISU 2025 devem se matricular até dia 24 de abril

FUTEBOL

Corinthians tenta Tite para assumir o clube após demissão de Ramón

BRASIL

Lula decreta luto oficial de sete dias pela morte do Papa Francisco

PONTA PORÃ

Homem é preso se escondendo atrás da porta ao descumprir medida protetiva

Mais Lidas

SUSTO

Bebê é salva por guardas municipais em Dourados após engasgar com a própria saliva

PÁSCOA E TIRADENTES

Bancos, comércio e repartições públicas: veja o abre e fecha do feriadão em Dourados

DOURADOS

Mulher denuncia ameaças após tentar devolver mercadoria não vendida

OPORTUNIDADE

Conab abre concurso com 403 vagas e salários de até R$ 8,1 mil