Menu
Busca sábado, 18 de setembro de 2021
(67) 99257-3397
ASFALTO COMUNITÁRIO

Justiça considera legal contribuição por asfalto

21 julho 2014 - 18h00


A Justiça considerou legal a cobrança de Contribuição de Melhoria em bairros onde for feito o chamado asfalto comunitário. Em decisão recente, expedida nos autos 0802658/88.2013.8.12.0101, a 2ª Vara do Juizado Cível e Criminal da Comarca de Dourados decidiu que o lançamento da contribuição realizado pela Prefeitura de Dourados é legal, por serem observados os critérios necessários conforme legislação aplicável para o caso. O asfalto comunitário é executado conforme a Lei Municipal 3.470/2011.

Como exemplo de asfalto comunitário implantado com sucesso a partir de 2012 por adesão dos contribuintes, podem ser citados a pavimentação no Parque Alvorada, Jardim Aline/Murakami, Altos das Paineiras e Vila Alba (esses três últimos com pavimentação de 100% das ruas). Todas as obras já foram concluídas e entregues à população.

A Contribuição de Melhoria está prevista no inciso III, artigo 145 da Constituição Federal, por sua vez, o Código Tributário Nacional, em seu artigo 81 define que “A contribuição de melhoria cobrada pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios, no âmbito de suas respectivas atribuições, é instituída para fazer face ao custo de obras públicas de que decorra valorização imobiliária, tendo como limite total a despesa realizada e como limite individual o acréscimo de valor que da obra resultar para cada imóvel beneficiado”.

Conforme a decisão judicial, a Prefeitura de Dourados utilizou os requisitos mínimos necessários para lançamento do débito fiscal e que o ato foi efetuado de acordo com os critérios legais, tendo sido observado os princípios da “proporcionalidade e razoabilidade”, tudo em conformidade com rol de documentos publicados em edital, por ocasião de lançamento da contribuição de melhoria, e fundamentalmente, que de fato, ocorreu valorização imobiliária após a execução da infraestrutura nos bairros.

O asfalto comunitário foi uma das formas que a atual administração encontrou para reduzir o déficit de infraestrutura essencial e permitir que todos os bairros tenham a pavimentação. Esse tipo de obra é feita com a participação ativa dos contribuintes (a prefeitura paga em média 40% do custo total). É uma forma rápida para asfaltar os bairros quem não possuem pavimentação e onde os moradores podem ajudar nos custos.

Avaliações imobiliárias feitas depois da execução da obra mostram ser indiscutível que a pavimentação asfáltica executada em áreas desprovidas dessa importante infraestrutura valorizou todos os imóveis. Apesar de pagar parte da infraestrutura no caso do asfalto comunitário, essa valorização real é um grande benefício direto para os proprietários dos imóveis.

Quando a municipalidade não dispõe de recursos suficientes para atender o passivo de investimentos em infraestrutura urbana, criado ao longo das últimas décadas, a execução de obras de asfalto comunitário, conforme previsto em Lei Municipal, é uma resposta à demanda e apesar de exigir participação direta do contribuinte é uma forma legal de se obter com rapidez as melhorias necessárias.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Expansão industrial impulsiona investimentos logísticos em Dourados
POLO INDUSTRIAL
Expansão industrial impulsiona investimentos logísticos em Dourados
"Viradão" da vacina atinge cinco grupos e espera aplicar 7 mil doses contra a Covid em 24h
DOURADOS
"Viradão" da vacina atinge cinco grupos e espera aplicar 7 mil doses contra a Covid em 24h
Jovem de 19 anos morre em acidente com motocicleta
CAPITAL
Jovem de 19 anos morre em acidente com motocicleta
TELEFONIA
Governo edita decretos para tentar destravar licitação do 5G
Casal é preso por golpe ao vender carro alugado e alegar "furto"
OPORTUNIDADE
Fundação de Cultura seleciona artesãos para participar de duas Feiras
CAMPINAS
Grávida, Geisa Oliveira, ex seleção de basquete, morre aos 42 anos
DOURADOS
Faculdade Intercultural Indígena publica moção contra o marco temporal
FOGO AMIGO
Militar baleado ao defender mulher na rua recebe alta de hospital
ESPORTE
Dourados enfrenta Miranda na semifinal da Copa Morena neste sábado

Mais Lidas

DOURADOS
Morto durante o trabalho em fazenda tinha 26 anos
ACIDENTE DE TRABALHO
Maquinário cai e mata trabalhador em fazenda entre Dourados e Itahum
24 HORAS DE VACINA
Dourados terá 'viradão' da vacina para aplicar doses em cinco grupos
REGIÃO
Casal precisa ser socorrido após carro quase ser "engolido" pela chuva