Menu
Busca segunda, 01 de junho de 2020
(67) 99659-5905

Juiz Wanderlei José dos Reis é personalidade do Dourados News

18 fevereiro 2010 - 08h43

Wanderlei José dos Reis é professor, escritor, acadêmico e Juiz de Direito da 1ª Vara Cível, Diretor do Foro e Juiz Eleitoral Titular da 43ª Zona Eleitoral em Sorriso/MT (município maior produtor de soja do mundo) há mais de cinco anos, vindo em 2004 da belíssima cidade de Chapada dos Guimarães onde começou sua carreira na magistratura mato-grossense em 2003 como Juiz da Vara Única e Juiz Eleitoral Titular da 34ª Zona Eleitoral. Foi Delegado de Polícia em Cuiabá/MT, onde lecionou alguns anos na ESUD (Escola Superior de Direito de Mato Grosso) e na UNIC (Universidade de Cuiabá). Já recebeu inúmeras homenagens e honrarias no Estado de Mato Grosso como reconhecimento pela sua contribuição com o Estado. É imortal da AML. É doutorando em Direito e recentemente lançou em nível nacional seu 4º livro, que é um sucesso em todo o país.
Saiba mais:
Natural do Estado do Rio Grande do Sul, mudou-se para Dourados/MS ainda adolescente em 1984, onde trabalhou e estudou até o ano de 2000. Cursou o 1º e 2º graus na Escola Estadual Ministro João Paulo dos Reis Veloso. Ingressou em 1989 no Curso de Matemática da UFMS (CEUD), onde estudou até 1990, quando foi aprovado em Dourados mesmo no concurso nacional para sargento de carreira do Exército Brasileiro, mudando-se em 1991 para a ESA (Escola de Sargentos das Armas – Três Corações/MG), onde cursou o CFS naquele ano e formou-se sargento de carreira de comunicações. Escolheu a cidade de Dourados ao retornar da ESA para exercer sua profissão militar no 28º Batalhão Logístico por mais seis anos.
Mais tarde exerceu as funções de Técnico da Justiça Eleitoral em Dourados, após aprovação em concurso do TRE/MS, vindo a mudar-se para Cuiabá em 2001, para ingressar na Polícia Civil por ter sido aprovado em 1º lugar no concurso de Delegado de Polícia, carreira que deixou para ingressar, por fim, na magistratura mato-grossense em 2003, também aprovado com louvor em 1º lugar no concurso.
Concluiu o seu Curso de Ciências com Habilitação Plena em Matemática com ênfase em informática pela então SOCIGRAN, em 1994 (depois de 5 anos de curso: 2 na UFMS e 3 na SOCIGRAN) e o bacharelado em Direito pela UNIGRAN, em 1999. É especialista em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, em Direito Público Avançado e em Direito Processual Civil Avançado, além de possuir inúmeros cursos de extensão universitária em Educação e Direito. É doutorando em Direito pela Universidade Católica de Santa Fé (Argentina) e cursou MBA em Poder Judiciário pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, de 2007 a 2009.
Foi professor titular do Curso de Direito da UNIGRAN na cadeira de Direito Comercial em 2000 e lecionou alguns anos em Dourados para milhares de alunos, contribuindo com cursos preparatórios para que dezenas de douradenses ingressassem nas carreiras militares do Exército.
Em Cuiabá lecionou para milhares de alunos na Universidade de Cuiabá e em cursos preparatórios para concursos jurídicos e Exame de Ordem (OAB) na ESUD, tendo muitos de seus ex-alunos hoje advogados, delegados de polícia, defensores públicos, procuradores, promotores de justiça e juízes em todo o Brasil. Já proferiu inúmeras palestras sobre educação e direito.
É autor dos livros Direito Penal para Provas e Concursos (2ª edição), Toga e Pelerine, Temas de Direito Penal e Recursos Penais, de diversos artigos jurídicos publicados em revistas especializadas e de apostila de Processo Penal para o Curso Preparatório para o Concurso de Delegado de Polícia Federal e de Mato Grosso.
É membro titular e vitalício da AML – Academia Mato-grossense de Letras, onde ocupa a cadeira 5, membro da AMA – Academia Mato-grossense de Magistrados e professor da ESMAGIS/MT – Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso.
Em sua carreira de Juiz de Direito e como Juiz Diretor de Fórum Dr. Wanderlei teve o Fórum de Chapada dos Guimarães reconhecido em 2004 como 5º melhor modelo nacional de gestão pelo Ministério da Justiça e o Fórum de Sorriso agraciado com o certificado Top of Mind Brazil de Consagração Pública, em 2006, concedido pelo INBRAP, ambos os reconhecimentos públicos em suas gestões como Juiz Diretor das unidades judiciárias pela excelência na qualidade do serviço judiciário prestado à população. Coordenou ainda pessoalmente a construção de dois Fóruns, um deles no município de Nova Ubiratã e outro em Sorriso.
Recebeu inúmeras homenagens e honrarias como reconhecimento aos inúmeros projetos desenvolvidos e por ele presididos, ao trabalho incansável e aos relevantes serviços prestados em prol da sociedade mato-grossense:
-Foi agraciado com os Títulos Honorários de Cidadão Chapadense, Ubiratanense, Sorrisense e Mato-grossense.
-Foi homenageado com Moção de Aplausos pela Câmara Municipal de Cuiabá e pela Câmara Municipal de Sorriso e com Moções de Louvor e de Aplausos pela Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso.
-Foi condecorado pela Ordem dos Advogados do Brasil – OAB com a Comenda Doutor Evandro Lins e Silva e pela Câmara Municipal de Sorriso com a Comenda Claudino Frâncio.
O Juiz Wanderlei é casado com a Srª Ana Paula e seus dois filhos são douradenses. Dourados é terra que ele muito ama, onde residem seus familiares e onde tem muitos amigos.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ACIDENTE
Homem morre após cair do telhado de casa enquanto fazia reparos
APOSENTADORIA
INSS: último balanço mostra 1,8 milhão de benefícios represados
POLÍCIA
Foragido há dois anos acusado de matar idoso estrangulado é preso
CONVERSA COM BIAL
'O presidente esqueceu de combinar comigo', diz Aras sobre nota de Bolsonaro
JUSTIÇA
TJ/MS manda Delegado acusado de furtar droga de volta para a prisão
GERAL
Cartórios de notas realizam serviços por videoconferência em todo país
CAPITAL
Seis meses de namoro terminam com jovem agredida a capacetadas
UEMS
Convênio seleciona bolsistas em Campo Grande e em Dourados
CAMPO GRANDE
Homem encontrado morto em cachoeira é de SP e tinha 58 anos
TRABALHO REMOTO
TRE-MS disponibiliza balanço semanal das atividades

Mais Lidas

PANDEMIA
Estado alerta que Dourados deve ser cidade com mais casos de Covid-19 na próxima semana
POLÍCIA
Homem encontrado morto sob a ponte do Calarge tinha 38 anos
DOURADOS
HU emite nota de esclarecimento sobre atendimento de mulher que morreu com Covid-19
DOURADOS
Homem é encontrado morto embaixo de ponte no córrego Laranja Doce