Eduarda Rosa
Pedro Augusto da Conceição ou Pedro Dourados, como ficou conhecido, o jovem de 20 anos, natural de Dourados que cursa Direito na Universidade de São Paulo (USP), lançará seu primeiro livro nesse sábado no Shopping Avenida Center.
Mesmo ainda estando no terceiro ano de seu curso universitário, Pedro mostra-se apaixonado pelo Direito, em especial pela área penal e o que o traz a Dourados nessas férias é também o lançamento de seu livro, intitulado “Mito e Razão no Direito Penal”.
Seu primeiro livro é fruto de uma pesquisa de iniciação científica, “a ideia era estudar alguma parte do direito penal, teoria do delito/teoria da ação, mas com bastante filosofia. Então eu peguei o pensamento da escola de Frankfurt da teoria crítica e tentei misturar os dois”, conta.
Ele conta que a produção do livro foi uma grande aventura, “ainda sou um aluno da graduação, ainda não me formei em direito, então eu não conheço nenhum outro aluno que tenha publicado durante a graduação um livro, fui a várias editoras e eles nem quiseram olhar o material”.
O primeiro capítulo da obra trata sobre o mito, o autor tenta remontar algumas concepções de mito; depois fez uma breve reconstrução sobre algumas escolas filosóficas a cerca da razão; o capitulo três fala sobre sociologia, racionalização social; no capitulo quatro trata da crítica da razão da escola de Frankfurt, que é seu ponto de apoio a crítica do direito penal; e nos capítulos cinco, seis e sete trabalho três com penalistas para fomentar a discussão.
O autor propõe a discussão sobre a pesquisa na área jurídica, “pois a pesquisa nessa área está muito atrasada se for comparar com outras áreas. Nas livrarias existem vários livros da área, mas, são de explicações da lei, existem poucos trabalhos de ciência jurídica, livros que trabalham o pensamento do direito”.
Pedro já morou na França, além do português fala inglês, francês e espanhol, mas ressalta: “não deixo de passar as férias em Dourados! Foi aqui que cresci e passei minha infância, sempre gosto de voltar para cá!”
O lançamento será no quiosque da livraria Canto das Letras, no Shopping Avenida Center, no sábado (15/12) a partir das 18h.

Deixe seu Comentário
Leia Também

Marçal vistoria obras do Ceim Vila Erondina e destaca compromisso com a Educação

STF rejeita pedido de destaque para revisão de aposentadorias do INSS

MS está entre Estados com melhores índices de aleitamento materno exclusivo

Área é desafetada no Parque Antenor Martins para construção de novo posto da Seleta

Dourados conquista reconhecimento estadual com projeto voltado à juventude rural

Dourados recebe 3ª Mostra Literária da Pessoa com Deficiência

Parecer da 6x1 é adiado em meio à pressão para transição de 10 anos

Cadela morre após agressões e tutor é preso em flagrante em MS

Passageiro de ônibus é detido com skunk durante abordagem na BR-163

País registra redução no sub-registro de nascimentos e de óbitos
Mais Lidas

MS tem concursos abertos com inscrições encerrando em maio; confira prazos

Brasileiro é executado com tiros de fuzil na região de fronteira

Dourados segue em alerta após domingo de chuvas intensas

