Avenida Marcelino Pires, estádio ‘Douradão’, Parque do Ipês e shopping são algumas das referências usadas na programação do game “Eu no Trânsito”, desenvolvido por alunos do curso de Tecnologia em Jogos Digitais do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) em parceria com a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito).
Funciona da seguinte maneira: o jogador tem uma visão aérea de 58 quadras da cidade de Dourados e atua como um fiscal de trânsito.
O objetivo é identificar possíveis infrações, sendo ao todo 43, entre ações consideradas proibidas como não obedecer placas de pare e também notificações como ‘bueiro destampado’, por exemplo.
A pessoa tem um tempo delimitado para achar na extensão que compreende a parte urbana de Dourados o maior número de infrações e notificações. Ao final, é feito um ranking de pontuações, alinhando assim diversão e aprendizagem na mesma ferramenta audiovisual.
O game é voltado para atender alunos da Reme (Rede Municipal de Ensino) e está em fase de ‘demonstração’ e de registro de patente, podendo passar por aperfeiçoamento antes de ser finalizado por completo e entregue em definitivo para uso da prefeitura através da Agetran. Ainda não há previsão para conclusão deste processo.
O professor do curso Tecnologia em Jogos Digitais, Thiago Correia, e coordenador do projeto que deu origem ao “Eu no Trânsito” disse ao Dourados News nesta quinta-feira (7) que o game consegue atingir o objetivo de entreter, mas, sem deixar de ensinar.
“É um aprendizado constante. Para o jogo ser divertido, você tem que estar sempre aprendendo, geralmente os games fazem com que o jogador desenvolva uma habilidade. A gente se sente bem ao conseguir superar um desafio. Neste caso, a aprendizagem é referente as regras de trânsito”, disse.
Thiago comentou ainda que o projeto acabou sendo duplamente educativo, já que, por um lado, proporcionou a oportunidade de estudantes da IFMS em participarem da elaboração completa de um game e, por outro, de ajudar a ensinar as regras de trânsito aos futuros cidadãos.
“Muitas vezes a aprendizagem está no game, só não é algo relevante para o currículo do ensino médio, mas esse desenvolvimento de habilidades está no jogo e faz com que ele seja divertido. Acabou sendo duplamente educativo”, disse o professor da IFMS.
O “Eu no Trânsito” chegou a ser testado por alunos da rede pública municipal ainda em 2019, com a visita dos estudantes no IFMS em Dourados. A Agetran chegou a solicitar mudanças como adicionamento de mais infrações e adequações para aproximar ainda mais dos aspectos singulares da cidade de Dourados.
O professor Thiago contou que deu início a programação do jogo em 2017 com intuito de mostrar um protótipo a prefeitura e dar início ao projeto através de parcerias.
A partir desse início, o game passou a ser desenvolvido pelos alunos do curso de Tecnologia em Jogos Digitais, Luis Otávio Bambil (IFMS) responsável pela modelagem e animação orgânica e inorgânica e pela elaboração de recursos visuais, implementação de level design; João Gabriel Noschang (IFMS), que fez a programação de gameplay, menus In Game, Out game e Head Up Display, pós processamento.
Também participou das atividades, Daniel Kenko Takagi, Aluno de Ciências da Computação da Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), que ficou responsável pelo sistema de banco de dados, integração com serviços externos, menu de ranqueamento, modelagem tridimensional.
Confira abaixo o vídeo demonstrativo do jogo com cenário em Dourados:
Deixe seu Comentário
Leia Também

Homem é preso com cocaína após agredir a esposa gestante

Câmara cassa mandato de Chiquinho Brazão por ausência a sessões

Polícia localiza veículo com restrição de busca na região de fronteira
Conselho aprova moeda comemorativa aos 60 anos do Banco Central

Família de caseiro morto por onça deve pedir pensão a pesqueiro

Série B do Campeonato Estadual pode ter até 13 clubes na disputa
Motorista de aplicativo é preso em MS, suspeito de estupro em Goiás

Servidores do Detran se unem à corrente de solidariedade por Cecília

Motociclista morto em acidente respondia por homicídio no trânsito

Alexandre Branco Pucci toma posse como desembargador do TJ/MS
Mais Lidas

Mulher é encontrada morta dentro de casa em Dourados

Dupla é presa com maconha e pistola durante operação no Esplanada

Onça que atacou e matou caseiro no Pantanal é capturada; veja vídeo
