Menu
Busca sábado, 23 de janeiro de 2021
(67) 99257-3397
POLITICA

Ishy propõe apoio à Produção e Comercialização de Alimentos Orgânicos

26 novembro 2015 - 15h05

O vereador Elias Ishy (PT) protocolou na Câmara Municipal de Dourados um projeto de lei que visa à criação e implementação de um Programa Municipal de Apoio à Produção e Comercialização de Alimentos Orgânicos no município. O principal objetivo é apoiar a formação, capacitação e desenvolvimento permanente de grupos de famílias agricultoras, visando a melhoria da qualidade de vida e o aumento da renda familiar, através da prática de uma agricultura ecologicamente sustentável.

“Nos últimos anos, cresceu a demanda por alimentos produzidos de forma sustentável, sem uso de agrotóxicos, pois a população vem se conscientizando da importância da alimentação saudável. Dourados recebeu investimentos do Governo Federal, através do programa PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável) para a implementação de hortas orgânicas, e a experiência mostrou que o município tem potencial para se tornar um polo produtor de alimentos orgânicos. Para isso, é preciso que seja instituída uma política permanente que garanta recursos do próprio município para investimentos em projetos de apoio que fortaleçam a produção e a comercialização desses produtos.

O programa que propomos terá impacto positivo na economia e na prevenção da saúde das pessoas, uma vez que propiciará uma maior oferta de alimentos saudáveis e diminuirá a utilização de agrotóxicos na região”, apontou Ishy.

Dentre as ações previstas no projeto de lei, estão o apoio à pesquisa participativa nas entidades de apoio, valorizando as experiências locais e o saber dos agricultores; o incentivo à certificação e ao crescimento do mercado de produtos orgânicos, com a simplificação do processo de comercialização através de feiras, exposições e instalação de pontos de vendas.

Um projeto que aguarda contrapartida do município, através da disponibilização de espaço, é a construção de um entreposto para comercialização de produtos orgânicos de Dourados e região, desenvolvido pela Associação dos Produtores Orgânicos de Mato Grosso do Sul (Apoms), contemplada com recursos da Petrobras para fomentar a agricultura sustentável no Estado.

Atualmente, as feiras implementadas pela Secretaria de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Semafes), localizadas em Vila Vargas (pátio do CRAS), no bairro Izidro Pedroso (Rua Mozart Calheiros, antiga W5) e no Parque dos Ipês, são responsáveis pela comercialização de produtos das hortas orgânicas de Vila Vargas, comunidade quilombola de Picadinha e assentamento Lagoa Grande.




Deixe seu Comentário

Leia Também

Astro do beisebol Hank Aaron morre aos 86 anos
ESPORTE
Astro do beisebol Hank Aaron morre aos 86 anos
NOVA ANDRADINA
Após acidente, condutores são autuados por dirigir sem CNH
PANDEMIA
Fiocruz finaliza análise de segurança e libera doses para distribuição
Justiça suspende pagamento do IPVA para pessoas com deficiência em SP
BRASIL
Justiça suspende pagamento do IPVA para pessoas com deficiência em SP
Polícia recupera veículo ao atender ocorrência em bar
REGIÃO
Polícia recupera veículo ao atender ocorrência em bar
EDUCAÇÃO
Maratona Enem faz aulão de revisão ao vivo para segundo dia de provas
REGIÃO
Homem é preso um dia depois de praticar assalto em Três Lagoas
PONTA PORÃ
Após tentativa de homicídio na fronteira, submetralhadora 9 mm é apreendida
PANDEMIA
MS confirma mais 23 óbitos por coronavírus e soma quase 12 mil em isolamento
ECONOMIA
Pendências com o Simples atingem quase dois terços das empresas

Mais Lidas

CENTRO
Primeiro acidente de trânsito com vítima fatal neste ano é registrado em Dourados
DOURADOS
Segundo corpo encontrado às margens da BR-163 é identificado
VIAGEM SANTA
PF deflagra operação contra tráfico de drogas em empresas de turismo religioso de Dourados
DOURADOS
Um dos corpos encontrados às margens da BR-163 foi quase decapitado