Dourados e cidades vizinhas permanecem em alerta para chuvas intensas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que renovou, nesta terça-feira (5), o aviso preventivo. Conforme o novo comunicado, as condições meteorológicas adversas, com possibilidade de chuvas volumosas e ventos fortes, começam a vigorar a partir das 10h de hoje, e devem se estender até as 10h do dia 7, quinta-feira.
Segundo o Inmet, espera-se que o acumulado de chuva fique entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar até 50 milímetros em um único dia. Além disso, a previsão indica ventos intensos, variando entre 40 e 60 quilômetros por hora. Apesar das condições climáticas severas, o instituto considera o risco de transtornos relativamente baixo, com chances de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos pontuais e descargas elétricas.
Ainda conforme o aviso, recomenda-se que a população esteja atenta e tome precauções para evitar situações de risco. Especialistas sugerem que objetos soltos em áreas externas sejam recolhidos, a fim de minimizar o risco de serem lançados pela força dos ventos, o que poderia resultar em danos materiais ou até acidentes pessoais.
Além disso, recomenda-se atenção redobrada em locais que historicamente sofrem com alagamentos, bem como o cuidado com aparelhos eletrônicos durante tempestades, para evitar danos por conta das descargas elétricas.