domingo, 12 de janeiro de 2025
Dourados
37ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397

Indústrias têxteis querem instalar fábrica em Dourados

01 março 2010 - 16h50

O empresário paulista Roberto José Faé, dono de lojas e diretor de um conglomerado de indústrias têxteis instaladas em São Paulo e com filiais em Três Lagoas, será o padrinho do polo industrial de Dourados. Faé, o prefeito de Dourados Ari Artuzi e o presidente da (Fiems) Federação das Indústrias de MS, Sérgio Longen, se encontraram recentemente em Três Lagoas e o empresário firmou o compromisso com o município. Juntos, eles conheceram uma das indústrias do grupo em Três Lagoas.

Roberto José Faé elogiou o plano industrial da atual administração de Dourados, sobretudo no setor de confecções, e prometeu ajudar o prefeito a atrair empresas para o município. Em Três Lagoas, o empresário já incentivou a instalação de 16 fábricas para dar suporte às indústrias que ele comanda.

Apesar de comandar grandes indústrias, Faé considerou primordial para o desenvolvimento do setor têxtil o programa criado pela atual administração para incentivar pequenos e médios empresários de confecção, beneficiados pelo Núcleo de Confecções já em funcionamento no BNH 4º Plano e em instalação no Izidro Pedroso. O próximo passo será o Centro de Produção de Vestuário e Têxtil, uma parceria entre a Fiems, prefeitura, Senai, Sesi, Fecomércio, Sesc, Senac, Sebrae e Banco do Brasil.

Para Roberto Faé, o município de Dourados tem vocação para a indústria têxtil por oferecer estrutura para instalação das fábricas. Ele disse ao prefeito Ari Artuzi que é importante conceder incentivos fiscais, mas só isso não basta para viabilizar uma indústria. “Temos recebido convites de vários municípios, mas o que eles têm para oferecer são apenas incentivos  fiscais. Dourados tem estrutura e incentivos”, afirmou.

O prefeito informou ao empresário que ao mesmo tempo em que incentiva a instalação de fábricas de confecção, Dourados investe na qualificação de mão-de-obra. Está em construção na Vila Cachoeirinha uma escola de qualificação profissional que vai preparar, em convênio com a Fiems, 1.500 trabalhadores para atuar no setor têxtil. A meta da prefeitura é qualificar pelo menos 2.500 pessoas neste ano para trabalhar em indústrias têxteis e de confecção.

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, elogiou o programa industrial de Dourados e disse que pela primeira vez o município tem um plano concreto de industrialização. “O programa tira a industrialização do campo teórico”, afirmou.


Faé é diretor do conglomerado Avanti, Cortex, Adar Tecidos e Fatex. O conglomerado da área têxtil de Roberto Faé gera 3.200 empregos diretos no município de Três Lagoas. A Avanti tem capacidade de produção de 2.500 toneladas de fios por mês, enquanto a Cortex comercializou 55 milhões de metros quadrados de tecidos por ano e a Fatex tem capacidade para 180 mil peças de cama por mês.


Roberto Faé ainda é proprietário da rede de Lojas Seller, que conta com 40  unidades distribuídas em São Paulo, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, tendo 1.200 empregados. A Fatex conta com seis lojas em São Paulo.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Resultados do Enem 2024 serão divulgados nesta segunda-feira
EDUCAÇÃO

Resultados do Enem 2024 serão divulgados nesta segunda-feira

Homem morre após ser esmagado por trator em fazenda
COXIM

Homem morre após ser esmagado por trator em fazenda

Morre advogado Marcello Lavenère, que pediu impeachment de Collor
BRASIL

Morre advogado Marcello Lavenère, que pediu impeachment de Collor

Deslizamentos em Ipatinga deixam pelo menos cinco mortos
MINAS GERAIS

Deslizamentos em Ipatinga deixam pelo menos cinco mortos

RODOVIA

Motociclista sofre acidente grave na BR-163 e tem perna decepada

ESPORTE

Basquete: Minas e Flamengo jogam de olho nas quartas da Champions

HISTÓRIA

Mineira Hipólita Jacinta é reconhecida no Livro de Heróis da Pátria

GERAL

Conab define banca para novo concurso público

EDUCAÇÃO

Diretores de escolas têm até este domingo para enviar diagnóstico

POLÍCIA

Briga entre moradores de rua em Campo Grande termina com homicídio

Mais Lidas

VÍTIMA FATAL 

Motociclista morre em acidente envolvendo van na BR-163 em Dourados

CULTURA

Folia de Reis é comemorada em várias localidades do Estado

TRÁFICO

Jovem que capotou veículo com mais de 1,5t de maconha morre no HV

HOMICÍDIO 

Polícia investiga se gesto em redes sociais motivou homicídio de rapper de MS