Menu
Busca quarta, 01 de dezembro de 2021
Dourados
32°max
18°min
Campo Grande
32°max
19°min
Três Lagoas
35°max
20°min
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
EDUCAÇÃO

Inauguração de prédios da UFGD recebe os Ministros de Bolsonaro

20 novembro 2020 - 19h50Por Da Redação

O Ministro de Estado da Educação, Milton Ribeiro e o Ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, foram alguns dos convidados de honra presentes na solenidade de inauguração de cinco prédios e da Usina Fotovoltaica da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados|), que aconteceu de forma virtual, na manhã de hoje, 20 de novembro de 2020.

Além dos Ministros, outras autoridades políticas, reitores e representantes dos mais diversos setores da sociedade estavam presentes, como: o Senador da República Nelson Trad Filho; o Deputado Federal Dr. Luiz Ovando; a Deputada Federal Bia Cavassa; o Deputado Estadual José Carlos Barbosa (Barbosinha); o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Dourados, Alan Aquino Guedes de Mendonça; os Reitores da UFMS, IFMS, UCDB e Unigran; o Presidente do FINEP, General Waldemar Barroso Neto; bem como membros da comunidade acadêmica da UFGD, entre eles, Pró-Reitores, Diretores de Faculdade, representantes dos docentes, dos acadêmicos e dos técnicos-administrativos. Ao todo, 77 convidados estiveram no evento virtual.

A solenidade foi presidida pela Reitora pro tempore Prof.ª Mirlene Macedo Damázio e pelo Vice-Reitor pro tempore, Prof. Luciano Geisenhoff. Durante o discurso de abertura, a Reitora ressaltou a importância das inaugurações não somente à comunidade acadêmica, mas a toda a sociedade douradense e brasileira. “Mais um grande passo que marca a trajetória desta Universidade que caminha e cresce buscando seus ideais com determinação e vontade de fazer mais, de levar mais educação e de contribuir com a produção regional”, disse.

Mirlene Damázio falou sobre o formato de realização do evento de modo virtual por conta do novo coronavírus e ainda mencionou o orgulho de manter a continuidade das obras, apesar de todos os percalços trazidos pela situação inesperada e desafiadora que a pandemia gerou.

Muitos momentos marcaram a solenidade virtual, a começar pela atração cultural com a apresentação do violeiro douradense Dito Freitas, que cantou e tocou “Meu Mato Grosso do Sul”, uma homenagem ao Estado e suas riquezas.

Vários vídeos exibiram o descerramento das placas de inauguração de cada prédio, bem como suas instalações. Falas de docentes e técnicos diretamente relacionados a eles, ofereceram informações detalhadas aos convidados e participantes, incluindo o valor investido em cada uma das obras, que somadas chegaram ao montante de R$ 23.598.271,81.

Em breve apresentação, o Vice-Reitor pro tempore Prof. Luciano Geisenhoff falou sobre a trajetória da Universidade em seus 15 anos de existência, ressaltando o crescimento alcançado e sua importância para a sociedade, que vai muito além das fronteiras do Estado. Falou sobre a ciência e o conhecimento produzido e sobre o desempenho do Hospital Universitário (HU-UFGD), referência no atendimento em Dourados e em 33 cidades circunvizinhas.

O Ministro Milton Ribeiro iniciou sua fala em que exaltou a UFGD, seus gestores e equipes, agradecendo a “honra pessoal”, segundo suas palavras, “de poder estar presente nesta inauguração”. E completou: “não há momento mais especial do que aquele em que se pode fazer entregas úteis à população, aos pagadores de impostos, aos cidadãos e às cidadãs desse nosso país”.

A Universidade também foi elogiada pelo Ministro Marcos Pontes, que manifestou seu desejo de conhecer a UFGD pessoalmente e “ver tudo isso de perto”. Ele falou sobre a importância da Universidade para a ciência e tecnologia. “É dentro da universidade onde se produzem as ideias que vão gerar as inovações, que irão se transformar em empresas e novos empregos, para gerar riquezas para o país” e, em outro momento, disse que “essas inaugurações vão cooperar em muito para a realização dos sonhos de muitos jovens e que é preciso ajudá-los a serem felizes a terem sucesso em suas mais diversas áreas”.

O evento encerrou no horário previsto logo após o discurso do Ministro de Estado da Educação, Milton Ribeiro e do Ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes.

Os prédios inaugurados na data de hoje foram: Prefeitura Universitária, Faculdade Intercultural Indígena (FAIND), Instituto de Pesquisas Ambientais e Tecnológicas (IPAMTEC), Centro de Laboratórios FINEP/UFGD, Laboratório Multidisciplinar de Engenharia Civil e Usina Fotovoltaica.

A cerimônia pode ser vista por meio do link disponível no Youtube UFGD Oficial: https://www.youtube.com/watch?v=WBphCrAIqOA

Deixe seu Comentário

Leia Também

Desembargador mantém liminar que suspende apuração de quebra de decoro contra Diogo Castilho
DOURADOS
Desembargador mantém liminar que suspende apuração de quebra de decoro contra Diogo Castilho
Seleção Feminina enfrenta o Chile em busca do título do Torneio Internacional de Manaus
FUTEBOL FEMININO
Seleção Feminina enfrenta o Chile em busca do título do Torneio Internacional de Manaus
Mecânico executado na fronteira possuía metralhadora e droga em casa
PARAGUAI
Mecânico executado na fronteira possuía metralhadora e droga em casa
Show da Maiara e Maraísa marca retomada de grandes eventos no dia 07, em Dourados
Happy Hour
Show da Maiara e Maraísa marca retomada de grandes eventos no dia 07, em Dourados
Após emedebista seguir para governo, suplente toma posse na Assembleia na sexta
LEGISLATIVO DE MS
Após emedebista seguir para governo, suplente toma posse na Assembleia na sexta
ABIGEATO
Suspeito de furto de gado é preso e animais devolvidos ao dono em Nioaque
CRIMES
Foragido que cometeu vários furtos é preso em Aral Moreira
ELEIÇÕES 2022
Simone para Presidência deixa MDB "mais forte do que nunca" em MS, avalia deputado
DOURADOS
Homem se recusa a abaixar volume do som no Água Boa e é levado para a delegacia
REGIÃO
Agepen amplia visitas presenciais em unidades penais a partir de sábado

Mais Lidas

ITAPORÃ
Ciclista morta após ser atropelada por carreta é identificada
DOURADOS
Família procura por jovem que saiu de casa há mais de um mês e não retornou
CAPITAL
PRF que atirou em homem no interior de motel é encontrado morto
TRAGÉDIA
Caminhoneiro que morreu em acidente na Serra de Maracaju era douradense