Menu
Busca quinta, 21 de janeiro de 2021
(67) 99257-3397
AEROPORTO DE DOURADOS

Requerimento é entregue e licitação de ampliação pode ocorrer no 1º semestre

11 fevereiro 2016 - 10h45

A Prefeitura de Dourados entregou na semana passada ao Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), órgão da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, o requerimento de licença ambiental para as obras de ampliação do aeroporto de Dourados, denominado Francisco de Matos Pereira.

O requerimento foi entregue pelo secretário de Serviços Urbanos de Dourados, Márcio Katayama, ao diretor de Licenciamento Ambiental do Imasul, Ricardo Eboli. Depois que o Imasul expedir a licença, a Prefeitura fará o encaminhará do documento ao Banco do Brasil, que dará andamento ao processo. O banco é responsável pela aplicação do projeto do PIL: Aeroportos (Programa de Investimento em Logística: Aeroportos) do Governo Federal.

Para Dourados está previsto R$ 40 milhões para as obras. Os recursos são do Fnac (Fundo Nacional da Aviação Civil). O Banco do Brasil pretende licitar as obras do aeroporto de Dourados ainda neste primeiro semestre, antes do período eleitoral.

De acordo com o cenário aprovado pelo governo, a pista passará para 2.125 metros de comprimento por 45 metros de largura, mais as Resas (áreas de segurança nas cabeceiras) com 90x90 metros. Será construída ainda uma nova taxiway (acesso à pista) e novo SCI (Serviço de Combate à Incêndio), maior e mais moderno.

O pátio de estacionamento de aeronaves passará dos atuais 9 mil m² para 16.880 m², com 4 posições para embarque e desembarque simultâneos. Será construído um novo terminal de passageiros. Estão previsto ainda instalações de novos equipamentos de navegação aérea para operação de voos por instrumento para aeronaves de grande porte.

Com isso, o aeroporto poderá receber aeronaves de até 162 passageiros, como o Boeing 737-800, como 90% de PMD (peso máximo para decolagem) ou 71 toneladas. O estudo levou em consideração a demanda de passageiros de 110 por hora em 2025 e 171 em 2035.

A melhoria e ampliação do aeroporto de Dourados é uma luta grande do prefeito Murilo, desde que era vice-governador. Com muito esforço a estrutura atual foi melhorada para atender a demanda, mas chegou-se ao limite. Assim, o prefeito passou a buscar recursos para um novo aeroporto, sendo contemplado elo PIL: Aeroportos.

Como polo regional, Dourados tem uma grande demanda por voos nacionais e internacionais, mas esbarra na capacidade de operação do aeroporto. Toda a demanda turística é operada hoje pelo aeroporto de Campo Grande, uma vez que as agências de turismo operam na maioria com Gol e TAM. Com o novo aeroporto novas companhias aéreas passarão a operar na cidade, atendendo a demanda real da região.

Editado às 11h55 para atualização de material*


Deixe seu Comentário

Leia Também

Treinadora faz balanço do período de preparação da Seleção Brasileira Feminina
ESPORTE
Treinadora faz balanço do período de preparação da Seleção Brasileira Feminina
CÂMARA DOS DEPUTADOS
Projeto estabelece diretrizes para o plano nacional de vacinação contra a Covid-19
BRASÍLIA
Câmara instala nessa quinta comissão que vai revisar leis de combate ao racismo
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Bolsonaro cumprimenta Biden e divulga carta enviada ao novo presidente
ECONOMIA
Entidades consideram acertada manutenção da Selic em 2% ao ano
EDUCAÇÃO
AGU mantém na Justiça segundo dia de provas do Enem
CRIME AMBIENTAL
Homem leva multa de R$ 10 mil por construção de rancho em área protegida
GOVERNO DO ESTADO
Mesmo com vacina, população deve seguir em alerta sobre a Covid-19
EDUCAÇÃO
Ministro dá posse a novos reitores de três universidades federais
NA CAPITAL
Prefeitura de Campo Grande corrige e toque de recolher volta às 22h

Mais Lidas

DOURADOS
Promotor vê preconceito em comentários contra vacina para índios e denuncia à PF
DOURADOS
Mulher é presa acusada de dar cobertura para assaltantes que rendiam família
DOURADOS
Em ação conjunta, polícia deflagra operação para investigar crimes
TRAGÉDIA
Casal morre após caminhonete colidir contra carreta na BR- 163