A maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul, Dourados, mudou completamente de patamar desde meados do século passado. Neste ano, quando completa 84 anos de emancipação política, é notória observar que a expansão demográfica fica evidente principalmente nas últimas cinco décadas de história.
A exposição de fotos do projeto "Dourados via Satélite" com imagens dos anos 1965, 1973, 2004 e 2014 mostram várias fases do crescimento do município. Esta viagem no tempo está disponível para o público até o dia 31 de dezembro de 2019 na loja Havan em Dourados e tem como mentor o médico veterinário Selmos Luiz Greessler.
Ao Dourados News, Selmos contou que a ideia surgiu ao acaso.
A foto rara de satélite tirada em 1965 foi encontrada após uma necessidade de juntar evidências para um processo jurídico envolvendo uma propriedade rural em 2015. Ao encontrar a imagem veio logo o interesse em expor a foto para a sociedade contrastando com registros mais recentes.
“A gente tem que entender como a foto foi feita para perceber o valor histórico que tem, pois em 1965 era muito difícil existir fotos de satélite, principalmente de cidades ainda pequenas como era Dourados na época”, disse.
Sobre a origem da foto de 1965, ele explica que a imagem foi registrada pela “força aérea americana”, que, em meio ao contexto de “guerra fria”, tinha “interesse em monitorar áreas de possíveis conflito. O que não sabemos é porque a escolha de Dourados, sendo que é difícil encontrar imagens de satélite dessa época até de cidades como Campo Grande, por exemplo”, explica.
O médico veterinário apaixonado por história comentou ainda sobre a expansão populacional e demográfica da área urbana de Dourados, bem como as mudanças drásticas em relação a cidade que conhecemos atualmente.
No terreno onde hoje está instalado o mercado Atacadão existia uma pista de pouso para aviões, por exemplo.
Além disso, a área urbana na região norte de Dourados, acabava no colégio Imaculada Conceição, com pouquíssimas residências ainda em construção, de acordo com comentários do realizador do projeto.