Menu
Busca domingo, 31 de maio de 2020
(67) 99659-5905
EDUCAÇÃO

IFMS oferece oficinas de curtas-metragens a estudantes de Dourados

26 setembro 2017 - 10h15

O incentivo à produção audiovisual é tema de um projeto de extensão desenvolvido pelo Campus Dourados do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul). "Curta no IF" é destinado a servidores e estudantes da instituição e de outras escolas públicas do município.

O projeto prevê a realização de uma série de oficinas gratuitas sobre roteiro, utilização de equipamentos de gravação, técnicas de filmagem, edição de vídeo e sonorização, todas ministradas por profissionais da área.

Além de incentivar a produção cultural e a expressão artística, "Curta no IF" tem o intuito de descobrir novos talentos na área cinematográfica por meio da produção de curtas-metragens, filmes que tenham até meia hora de duração.

A expectativa dos organizadores é que projeto conte com até 100 participantes. Além dos servidores e estudantes do IFMS, as oficinas também são abertas a alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental e de todas as séries do ensino médio das escolas públicas de Dourados.

Os participantes estão divididos em turmas, sendo que duas já iniciaram as atividades. A duração total das oficinas é de 20 horas, divididas em cinco encontros semanais. As atividades ocorrem no Campus Dourados do IFMS e na Escola Estadual Ministro João Paulo dos Reis Veloso.

O "Curta no IF" se encerra em outubro. Ao final do projeto, os grupos deverão produzir curtas-metragens com base no conhecimento adquirido durante as oficinas.

Incentivo – A coordenadora do projeto, Lígia Meneghetti, explica que a ideia de oferecer as oficinas nasceu da ligação que o município possui com o setor audiovisual. Todos os anos, a Mostra Audiovisual de Dourados (MAD) reúne participantes de todo o país, premiando os melhores trabalhos.

"Procuramos estimular os estudantes a produzir curtas-metragens, aproveitando a tecnologia existente atualmente para gravação e edição. Além de permitir o acesso deles ao conteúdo audiovisual, as oficinas também oportunizam técnicas que poderão ser utilizadas em sala de aula como, por exemplo, na apresentação de trabalhos", comentou.

Lígia, que é professora da disciplina de Artes, destaca também que as oficinas visam difundir a comunicação audiovisual junto aos estudantes. "Outras formas de expressão como teatro, dança e música fazem mais parte do cotidiano deles do que a audiovisual. Com o projeto pretendemos inserir essa cultura no dia a dia".

###Inscrições
A coordenadora informa que ainda há vagas disponíveis para as oficinas. As escolas e estudantes interessados em participar podem entrar em contato com o Campus Dourados do IFMS pelo telefone (67) 3410-8507.

O projeto é desenvolvido com auxílio institucional por meio do edital 008/2016, da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), voltado à seleção de projetos de extensão com concessão de bolsas estudantis e auxílio financeiro.

Deixe seu Comentário

Leia Também

TECNOLOGIA
Sul-mato-grossenses podem baixar aplicativo MS Digital para ter acesso a mais de 50 serviços públicos
PANDEMIA
Visitas a presídios federais estão suspensas por mais 30 dias
TECNOLOGIA
Consumo de vídeo e áudio online cresce no Brasil, aponta pesquisa
DOURADOS
Projeto MP-Social entrega 2.400 máscaras laváveis a entidades do município
MUNDO
Pessoas são mais importantes do que economia, diz Papa Francisco sobre pandemia
CAMPO GRANDE
Incêndio em apartamento com seis crianças começou com brincadeira de isqueiro
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
Central de Atendimento à mulher registrou 1,3 milhão de chamadas em 2019
TRÁFICO DE DROGAS
Após tentativa de fuga, motorista é detido com 1,1 toneladas de maconha
DOURADOS
HU emite nota de esclarecimento sobre atendimento de mulher que morreu com Covid-19
CAMPO GRANDE
Funcionários da sede do Detran/MS passarão por testes rápidos do coronavírus

Mais Lidas

DOURADOS
Protocolo é seguido e mulher vítima do coronavírus é enterrada sem despedida de familiares
PANDEMIA
Estado alerta que Dourados deve ser cidade com mais casos de Covid-19 na próxima semana
MAIORIA JOVENS
Vítima fatal da Covid-19 faz parte da faixa etária com mais casos da doença em Dourados
POLÍCIA
Homem encontrado morto sob a ponte do Calarge tinha 38 anos