Menu
Busca terça, 15 de junho de 2021
(67) 99257-3397
PANDEMIA

Equipamentos são entregues para desafogar fila de espera por UTI Covid em Dourados

17 maio 2021 - 15h01Por Gizele Almeida

Equipamentos para a implantação de 10 novos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Covid-19 em Dourados foram entregues nesta segunda-feira (17), no HU/ UFGD Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados. Com isso, quando instalados para o uso, o município contará com 65 leitos de UTI’s Covid-19. 

A ação foi possível diante de um termo de cooperação técnica entre o Governo do Estado e município. Além dos leitos de UTI, também serão disponibilizados 20 leitos clínicos no HU.  

A cedência será inicialmente por seis meses. Os equipamentos disponibilizados serão: 10 ventiladores pulmonares, 10 monitores multiparamétricos, 40 bombas de infusão, 10 camas hospitalares, um eletrocardiógrafo, um desfibrilador, um carrinho de emergência, um marcapasso externo, um monitor de débito cardíaco, uma máquina de hemodiálise, uma máquina de osmose reversa, um monitor de transporte e um ultrassom portátil.  

Dourados presta atendimento de saúde aos munícipes e à toda a macrorregião e vem apresentando e tem registrado lotação nos leitos de UTI Covid- 19 há meses. Conforme a secretaria municipal de saúde, neste domingo (17), o total de pessoas que aguardavam vagas em leitos de UTI figurava em 35.  

Sobre esta realidade, o secretário de Estado de Saúde Geraldo Resende, disse acompanhar a situação frequentemente e citou acreditar que o investimento vai auxiliar fortemente na demanda existente. Neste ponto, ele falou também de outras cidades do Estado que contaram com implantação de leitos de UTI Covid-19. 

“Temos acompanhado e monitorado diariamente todas as macrorregiões do Estado. Temos feito tudo que foi possível para que a população não fique desassistida. Na região investimos em leitos de UTI em Ponta Porã, Naviraí, Nova Andradina. Leitos de UTI eram uma deficiência crônica no Estado e na pandemia precisamos fazer isso correndo. Tanto é que nos tínhamos apensas sete cidades que tinham leitos de UTI em MS e hoje nós temos 17 e deverá ser um legado a permanência desses leitos”, apontou. 

O superintendente do HU, Luiz Augusto Freire, disse que a unidade tem investido em contratação de mão de obra e tem realizado esforços para que o processo de habilitação dos novos leitos ocorra com agilidade. 

Somente nesta segunda-feira (17), outras 158 pessoas testaram positivo para o coronavírus, na maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul. Houve 4 mortes pelo vírus no município. 


 

Deixe seu Comentário

Leia Também

INTERNACIONAL
Justiça argentina começa interrogatórios sobre morte de Maradona
Entidades acusam governo federal de perseguir pesquisadores
CÂMARA DOS DEPUTADOS
Entidades acusam governo federal de perseguir pesquisadores
CAPITAL
Mulher é acusada de agredir e xingar policiais em bairro de Campo Grande
FUTEBOL
Copa América: seleção chega ao Rio de Janeiro para jogo contra Peru
Especialistas criticam ausência de programação de combate ao racismo na EBC
CÂMARA DOS DEPUTADOS
Especialistas criticam ausência de programação de combate ao racismo na EBC
INTERNET
Pesquisa aponta inacessibilidade de sites culturais
LEGISLATIVO
Câmara aprova isenção de impostos para beneficiários do "Casa Verde Amarela"
IMUNIZAÇÃO
Covid-19: 82% dos indígenas receberam 1ª dose, diz Ministério da Saúde
COVID-19
Estado acolhe flexibilização de medidas em Dourados, mas mantém bandeira "cinza"
ESPORTES
Ministério da Saúde confirma 41 casos de covid-19 na Copa América

Mais Lidas

DOURADOS
Adolescente morre atropelado na BR-163 e condutor foge do local
REGIÃO
Homem é executado a tiros na rodoviária de Nova Alvorada do Sul
DOURADOS
Jovem é encontrado caído em via na área central e estado de saúde é grave
DOURADOS
Homem tem carro furtado depois de ir com quatro pessoas para motel na BR-463