segunda, 24 de março de 2025
Dourados
23ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
HU-UFGD

HU-UFGD realiza a 3ª Semana de Farmácia com síndrome metabólica como tema central

11 setembro 2017 - 19h20

Nos dias 19, 20 e 21 de setembro, o Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) realiza sua 3ª Semana de Farmácia, evento já consolidado junto à comunidade farmacêutica da instituição e da região, e que neste ano tem como tema os cuidados clínicos e farmacêuticos frente à síndrome metabólica.

A cada noite de evento, será ministrada uma palestra referente à temática central, conduzida por profissionais de referência, conforme a programação anexa (ao final do texto). Além disso, como já é tradição, a organização da Semana de Farmácia vai disponibilizar aos colaboradores, a caixa de coleta de medicamentos, próximo ao hall dos relógios de ponto.

Em outras edições, a caixa de coleta recolheu mais de 3 quilos de medicamentos vencidos e em desuso, que foram encaminhados à Comissão de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde para a destinação correta.

A novidade dessa 3ª Semana de Farmácia será uma ação solidária em prol do cadastro de colaboradores que queiram se tornar doadores de medula óssea, em parceria com o Hemocentro de Dourados. Nos dias 15 e 18 haverá divulgação da campanha e conscientização sobre o assunto e nos dias 19 e 20 a equipe do Hemocentro fará o cadastramento e a coleta de sangue.

Síndrome metabólica

Muito em voga, o termo síndrome metabólica descreve um conjunto de fatores de risco metabólico que se manifestam numa pessoa e aumentam as chances de desenvolver doenças cardíacas, derrames e diabetes. Ela tem como base a resistência à ação da insulina, daí também ser conhecida como síndrome de resistência à insulina.

Ou seja, a insulina age menos nos tecidos, obrigando o pâncreas a produzir mais insulina e elevando o seu nível no sangue. Alguns fatores contribuem para o aparecimento: os genéticos, o excesso de peso (principalmente na região abdominal) e a ausência de atividade física.

A síndrome, portanto, implica no uso de vários medicamentos concomitantemente e o acompanhamento do paciente por um profissional farmacêutico faz-se necessário, atuando nas possíveis reações que possam surgir pelo uso dos remédios. Desta forma, a finalidade da temática da 3ª Semana de Farmácia é atualizar profissionais e acadêmicos sobre os cuidados clínicos farmacêuticos frente a essa nova realidade.

Inscrições

Podem se inscrever para as palestras colaboradores e acadêmicos do HU-UFGD, além de estudantes e profissionais de saúde externos ao hospital, respeitado o seguinte cronograma: de 11 a 12 de setembro, as inscrições estão disponíveis para colaboradores internos; de 13 a 14, acadêmicos internos podem ser inscrever, e, de 15 a 18, estudantes e profissionais de saúde de fora do hospital terão oportunidade de efetuarem a inscrição.

As palestras, que são gratuitas, terão público máximo de 50 inscritos, cada. Todas elas terão início às 19h15, no auditório do HU-UFGD. Haverá a emissão de certificado aos participantes, em conformidade com o total de palestras assistidas.

As inscrições devem ser realizadas por meio de preenchimento do seguinte formulário [on-line](https://docs.google.com/forms/d/1jOyRPN3BQIUU7aW0TxZmQZPOgbcmpNzMebcMjNMLVCI/viewform?edit_requested=true).

A 3ª Semana de Farmácia do HU-UFGD é realizada pela Comissão de Farmácia e Terapêutica, além do Setor de Farmácia Hospitalar, em parceria com a Divisão de Gestão de Pessoas.

Programação

19/09/2017 - 19h15 às 22h (2h45 horas) – "A clínica farmacêutica no cuidado ao paciente com síndrome metabólica" - Profª. Drª. Camila Guimarães Polisel, docente e tutora da Residência Multiprofissional em Saúde da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), e vice coordenadora do programa de Residência Multiprofissional em Cuidados Continuados Integrados do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (HUMAP)

20/09/2017 - 19h15 às 22h00 (2h45 horas) – "Aspectos farmacológicos das terapêuticas empregadas na síndrome metabólica" - Profª. Drª. Candida Aparecida Leite Kassuya, docente em Farmacologia Humana da UFGD e presidente da Comissão de Avaliação de Pesquisa e Extensão do HU-UFGD

21/09/2017 - 19h15 às 20h45 (1h30 horas) – "Aspectos do cuidado da segurança na prescrição, no uso e administração de medicamentos, sob a ótica da Segurança do Paciente" - Priscyla Tainan Camargo, enfermeira assistencial do HU- UFGD e mestranda do programa de Ensino em Saúde da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Serviço

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3410-3150.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Receita abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda
BRASIL

Receita abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda

Polícia Militar Ambiental captura lobinho em quintal de casa
NAVIRAÍ

Polícia Militar Ambiental captura lobinho em quintal de casa

Mulher apedreja viatura em feira livre em Dourados e vai presa
RUA CAFELÂNDIA

Mulher apedreja viatura em feira livre em Dourados e vai presa

Semana será marcada por calor e pancadas de chuva em Dourados
CLIMA

Semana será marcada por calor e pancadas de chuva em Dourados

Mulher é presa na rodoviária de Dourados com haxixe escondido em bagagem
TRÁFICO

Mulher é presa na rodoviária de Dourados com haxixe escondido em bagagem

ALDEIA JAGUAPIRU

Homem é encontrado morto em Dourados após sofrer agressões

ESPORTE

Ivinhema goleia Águia Negra e está na final do Campeonato Estadual

EVENTO

Prefeitura abre inscrições para seleção de artistas para a 1ª Festa da Páscoa de Dourados

INFORME PUBLICITÁRIO

Com até R$ 87 mil de desconto, Engepar lança 2ª fase do Residencial Piemonte

JUSTIÇA

Município deverá realizar licenciamento ambiental e mapear cemitérios

Mais Lidas

OBRA

Primeira rampa pública no Rio Dourados é entregue com articulação de Renato Câmara

BR-163

Comissão quer suspensão de pedágio e devolução de dinheiro antes de leilão para nova concessão

Polícia

Evento sem alvará é interditado no Centro de Dourados

PELAS RUAS DE DOURADOS

Para pagar faculdade e aluguel em Dourados, jovens se unem pelas ruas vendendo bolos de pote